Siga o OTD

Atletismo

Bicampeão mundial indoor, Duda da Silva anuncia aposentadoria

Duda da Silva, ouro indoor nos Mundiais de 2012 e 2014, finalista olímpico e recordista brasileiro, se despede das pistas

Mauro Vinícuis Duda da Silva, do salto em distância indoor, anuncia aposentadoria
(facebook)

O brasileiro Mauro Vinícius Duda Da Silva anunciou na sexta-feira (31) aposentadoria no atletismo. Destaque no salto em distância, ele foi bicampeão mundial indoor, disputou dois Jogos Olímpicos, foi finalista em um deles, e é o atual recordista brasileiro em provas com estádio fechado.

“Encerro minha linda carreira, onde me tornei o único brasileiro Bicampeão Mundial no atletismo e tive o prazer e a honra de representar o Brasil em mais 40 países”, disse Duda da Silva, em seu perfil no Instagram, anunciando a aposentadoria.

“Foram muitas conquistas e muito aprendizado nesses 16 anos de carreira!! Agora sigo aprendendo nesta nova etapa da minha vida. Agradeço a quem sempre esteve ao meu lado, a minha familia e meus amigos”, acrescentou o agora ex-atleta, natual de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Ver essa foto no Instagram

Encerro minha linda carreira, onde me tornei o único brasileiro Bicampeão Mundial no atletismo e tive o prazer e a honra de representar o Brasil em mais 40 países. Foram muitas conquistas e muito aprendizado nesses 16 anos de carreira!! Agora sigo aprendendo nesta nova etapa da minha vida. Agradeço a quem sempre esteve ao meu lado, a minha familia e meus amigos!! Vamos com Thudo 2020 esta apenas começando!!! 🙌🏽👊🏽🥇🥇🇧🇷🏃🏾‍♂️ @hamadbinmejren @clarenceseedorf @belutti @claudineiqurino @gilcebola @micheltorneus @fernandasouzaoficial @mlkdentinho @thbarbosa @taylored2jump @avelardanilo @rafaelzulu @warlindocarneiro @sportv @jogosolimpicos @timebrasil @atletismo.brasil

Uma publicação compartilhada por Mauro Vinícius Duda Da Silva (@airduda) em

Bicampeão Mundial

O primeiro título mundial indoor de Duda da Silva foi em Istambul, na Turquia, em 2012. Saltou 8m23 na final para ficar com o título.

Dois anos mais tarde, no dia 8 de fevereiro de 2014, em Sopot, na Polônia, voou ainda mais longe e cravou 8m28 para sagrar-se bicampeão e ainda estabelecer o recorde brasileiro, ainda em vigência.

+ Núbia Soares abre em competição indoor a temporada olímpica

Vale ressaltar que Duda da Silva já havia saltado 8m28 no mundial da Turquia, mas nas provas classificatórias.

Aposentadoria de um finalista olímpico

Outro grande momento na carreira de Duda da Silva foi disputar uma final Olímpica, em Londres 2012. Ele saltou 8m01 no Olympic Stadium e terminou com a sétima colocação. O campeão foi o britânico Greg Rutherford com 8m16.

A marca de Duda da Silva na capital inglesa foi 26 centímetros melhor do que a alcançada quatro anos antes, em Pequim. Os 7m75 na China deixou o brasileiro em 26º lugar.

+ SIGA O OTD OFICIAL NO INSTAGRAM

Em pistas abertas, ele ainda saltaria 8m31 em 7 de junho de 2013, sua melhor marca pessoal, nove centímetros menor do que o atual recorde brasileiro de salto em distância, de 8m40, alcançado por Douglas de Souza em 15 de fevereiro de 1995. Ambos com vento a favor de 1,4.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo