Siga o OTD

Atletismo

Núbia Soares abre em competição indoor a temporada olímpica

Triplista brasileira do Barcelona disputa Copa Iberdrola de clubes na cidade de Valência, Espanha, com foco em Tóquio

Núbia Soares, atleta do Barcelona, vai competir na Copa Iberdrola indoor na Espanha
(Wagner Carmo/CBAt/arquivo)

A brasileira Núbia Soares, recém-contratada pelo Barcelona, compete neste sábado (1º) em pista coberta pelo Campeonato da Espanha de Clubes. A chamada Copa Iberdrola será no Velódromo Luis Puig de Valencia.

Núbia Soares, de 23 anos, terá como uma das principais adversárias a lituana Diana Zagainova, que tem 14m43 como marca de entrada na Copa Iberdrola. Em 20 de janeiro, pela Copa da Real Federação Espanhola de Atletismo, na capital da Espanha, a brasileira saltou 13m57.

“É uma competição por equipe muito importante. Mas o meu objetivo para a temporada é competir bem, pensar na Olimpíada. Vou em busca de recordes mesmo, não vou tirar isso da minha cabeça, em todas as competições em que eu participar”, assegurou Núbia Soares.

“É treinar, sem dor, pegar ritmo de competição, porque eu fiquei muito tempo parada, e ir batendo as marcas pessoais. Quero conseguir saltar bem e acima dos 14 metros, com regularidade”, resume a atleta comandada pelo cubano Ivan Pedroso.

Acima dos 14 metros

A melhor marca pessoal ao ar livre de Núbia Soares é de 14m69 em 17 de julho de 2018, recorde brasileiro alcançado em Sotteville-lès-Rouen, na França. Em provas indoor, são 14 metros, cravados em 3 de março de 2018 em Birmingham, Grã-Bretanha.

Em 2019 a brasileira saltou pouco e tem como marca líder do Ranking Brasileiro 14m23 em Huelva, na Espanha, em 20 de junho.

Curada de um problema no Tendão de Aquiles, sem dor, Núbia está confiante de que poderá fazer uma boa temporada. “Tenho fé que vai ser muito melhor. É seguir toda a planilha, fazer todas as competições, ganhar ritmo e saltar. Vai dar tudo certo!”

No ano passado acabou fora dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e do Mundial de Doha, no Catar. “Esse problema com o Tendão de Aquiles me deu um trabalhão. Eu tratei a tendinite praticamente o ano todo. Dei uma pausa na temporada, fui tratar no Brasil com a Lidia (a fisioterapeuta Lidia Ferreira) e depois de muito custo conseguimos curar esse tendão. Graças a Deus não tive de passar por cirurgia, mas foi um dos problemas mais chatos que eu já tive.”

+ Seleção Brasileira viaja para disputa do Sul-Americano Indoor

Adaptada a vida na Espanha, Núbia Soares integra a equipe de atletismo do Barcelona juntamente com triplistas como Yulimar Rojas, venezuelana bicampeã mundial (Londres-2017 e Doha-2019) e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, e Alexis Copello Sanchez, cubano que compete pelo Azerbaijão desde 2017, 7º colocado no Mundial de Doha.

“É um clube de renome e me senti muito honrada por ser a primeira brasileira a integrar a equipe de atletismo. Espero que isso possa abrir portas para outros atletas.”

+ SIGA O OTD OFICIAL NO INSTAGRAM

Núbia Soares mora em Guadalajara, treina na pista da Fuente de La Niña, um bom local, segundo ela, mas que não tem uma pista indoor. Para treinar em pista coberta o grupo segue para a capital da Espanha Madrid, a uma hora de carro. “Treinamos no frio mesmo – e olha que a temperatura baixa a zero grau no inverno. Quando tem treino técnico ou está muito frio a gente vai para Madrid”, completa a atleta do Barcelona.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo