Um pouco de sorte não faz mal para ninguém, principalmente, quando enfrenta o atual vice-campeão mundial na primeira luta. Assim, Eduard Soghomonyan fez sua jornada no Campeonato Mundial de Wrestling deste ano. O brasileiro perdeu para o iraniano Amin Mirzazadeh, medalhista de prata em 2022, na luta greco-romana, categoria 130 kg. Contudo, como o adversário avançou para a final, Eduard ganhou o direito de repescagem e ainda sonha com vaga olímpica.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A princípio pareceu que a sorte não acompanharia Eduard nesta quinta-feira (21), em Belgrado, na Sérvia. No sorteio, caiu na chave do iraniano campeão mundial sub-23 de 2021 e segundo colocado no mundial da categoria principal do ano passado. Dessa forma, a luta envolveu o brasileiro, número 20 do ranking, contra um adversário que ocupa a terceira colocação.
- Brasil termina Women’s Cup em oitavo, mas faz história
- Atibaia bate Blue Jays e volta a vencer na Taça Brasil
- Novata brilha em Tóquio, mas deixa medalha escapar no final
- Julia de Vos fica perto de recorde pessoal na Copa do Mundo
- Brasil perde duas e vai disputar o 9º lugar na Cidade do Cabo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Naturalmente, o iraniano confirmou o favoritismo diante de Eduard, com uma vitória com menos de dois minutos de partida, por 9 a 0 em uma sequência letal. A luta ocorreu ainda na fase qualificatória e Amin passou das oitavas, quartas e semifinal com mais dificuldades. Por conseguinte, o lutador brasileiro ganhou uma vaga na repescagem, que ocorre nesta sexta-feira. Caso vença três lutas, primeiramente, contra o ucraniano Mykhailo Vyshnyvetskyi, garantirá vaga para o Brasil em Paris 2024 na categoria.
Outros brasileiros no dia
Similarmente a Eduard, Laís Nunes teve a oportunidade de busca vaga via repescagem da categoria 62 kg). Anteriormente, a brasileira venceu duas lutas e perdeu nas quartas. Porém, a japonesa Sakura Motoki, sua algoz, passou para a final e Laís retornou ao tapete para enfrentar Bilyana Zhivkova Dudova, da Búlgaria.
Desse modo, a lutadora brasileira pontuou no primeiro round e sofreu o empate no segundo. A luta terminou 1 a 1, todavia a búlgara venceu nos critérios de desempate, frustrando as pretensões de medalha e vaga de Laís.
Por fim, Joílson Júnior lutou na greco-romana, categoria 77 kg. O brasileiro perdeu para o francês Johnny Just Bur por 6 a 2 na primeira luta. Em seguida, Johnny venceu a segunda rodada e perdeu nas oitavas, tirando a possibilidade de repescagem de Joílson.