Siga o OTD

Wrestling

Eduard Soghomonyan busca vaga olímpica em repescagem

No Mundial de luta Grego-Romana, Eduard Soghomonyan perdeu a primeira luta, mas seu adversário chegou à final, por isso brasileiro tem chance

Na imagem, momento da luta no Mundial de 2022, com Eduard de azul.
Momento da luta no Mundial de 2022, com Eduard de azul. Foto: Instagram/ @eduardsoghomonyanofficial

Um pouco de sorte não faz mal para ninguém, principalmente, quando enfrenta o atual vice-campeão mundial na primeira luta. Assim, Eduard Soghomonyan fez sua jornada no Campeonato Mundial de Wrestling deste ano. O brasileiro perdeu para o iraniano Amin Mirzazadeh, medalhista de prata em 2022, na luta greco-romana, categoria 130 kg. Contudo, como o adversário avançou para a final, Eduard ganhou o direito de repescagem e ainda sonha com vaga olímpica.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A princípio pareceu que a sorte não acompanharia Eduard nesta quinta-feira (21), em Belgrado, na Sérvia. No sorteio, caiu na chave do iraniano campeão mundial sub-23 de 2021 e segundo colocado no mundial da categoria principal do ano passado. Dessa forma, a luta envolveu o brasileiro, número 20 do ranking, contra um adversário que ocupa a terceira colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Naturalmente, o iraniano confirmou o favoritismo diante de Eduard, com uma vitória com menos de dois minutos de partida, por 9 a 0 em uma sequência letal. A luta ocorreu ainda na fase qualificatória e Amin passou das oitavas, quartas e semifinal com mais dificuldades. Por conseguinte, o lutador brasileiro ganhou uma vaga na repescagem, que ocorre nesta sexta-feira. Caso vença três lutas, primeiramente, contra o ucraniano Mykhailo Vyshnyvetskyi, garantirá vaga para o Brasil em Paris 2024 na categoria.

Outros brasileiros no dia

Similarmente a Eduard, Laís Nunes teve a oportunidade de busca vaga via repescagem da categoria 62 kg). Anteriormente, a brasileira venceu duas lutas e perdeu nas quartas. Porém, a japonesa Sakura Motoki, sua algoz, passou para a final e Laís retornou ao tapete para enfrentar Bilyana Zhivkova Dudova, da Búlgaria.

Desse modo, a lutadora brasileira pontuou no primeiro round e sofreu o empate no segundo. A luta terminou 1 a 1, todavia a búlgara venceu nos critérios de desempate, frustrando as pretensões de medalha e vaga de Laís.

Por fim, Joílson Júnior lutou na greco-romana, categoria 77 kg. O brasileiro perdeu para o francês Johnny Just Bur por 6 a 2 na primeira luta. Em seguida, Johnny venceu a segunda rodada e perdeu nas oitavas, tirando a possibilidade de repescagem de Joílson.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Wrestling