Siga o OTD

Wrestling

Brasil disputa Pan Cadete e Júnior em busca de vagas nos Jogos Pan-americanos

Entre os dias 9 e 13 de junho a equipe brasileira disputa o Pan-Americano Cadete e júnior de Wrestling de 2021, no México,

Pan-Americano cadete e júnior de Wrestling
Tony Rotundo/UWW

O Brasil disputa de 9 a 13 de junho, o Pan-americano Cadete e Júnior de wrestling, em Oaxtepec, México. O torneio reúne duas categorias etárias: cadetes de 15 a 17 anos e juniores 18 a 20 anos. Normalmente, os eventos acontecem em datas e locais separados, mas este ano ocorrem de forma simultânea. O Brasil será representado por 32 atletas entre cadetes e juniores, 8 treinadores e fisioterapeuta, recorde em competições internacionais.

A divisão Júnior classifica atletas para a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Júnior, marcados para novembro, em Cali, na Colômbia. Para garantir vaga, os atletas precisam terminar o torneio entre os sete primeiros colocados nas divisões de peso olímpicas. Caso um atleta colombiano esteja entre os sete, uma vaga é aberta e os oito melhores se classificam.

-Rebeca Andrade mantém pés no chão, mas quer ir com tudo para Tóquio 2020

“Este é o maior projeto que a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) já realizou e um desafio em virtude do grande número de atletas e treinadores na delegação. Todos os principais países das Américas vão enviar suas equipes principais e vamos buscar o maior número de classificações possíveis na categoria Júnior. Para os Cadetes, o objetivo é propiciar uma experiência internacional em um evento de nível continental. Temos uma equipe com atletas de 10 diferentes estados e isso demonstra o crescimento das Federações nas categorias de base”, comentou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

Tony Rotundo/UWW

Os destaques da delegação

Na equipe nacional júnior, nomes como Igor Queiroz do estilo greco-romano 97kg e Meiriele Santos do estilo livre feminino 65kg e Bryan Oliveira do estilo livre masculino 61kg, representaram o país no Pan-americano Sênior (adultos), em maio na Guatemala e são destaques em suas divisões. Assíria Silva e Thaíssa Ribeiro integrantes da Missão Europa do Wrestling em 2020 são candidatas a vagas em suas respectivas divisões de peso. O Brasil compete em 17 das 18 categorias que serão disputadas nos Jogos Pan-americanos Júnior, as mesmas presentes no calendários dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Outra novidade é a presença de oito técnicos na delegação local. Pela primeira vez, a equipe brasileira terá quatro treinadores e quatro treinadoras. Para Rafaela da Luz, com 10 anos de trabalhos dedicados ao esporte, a primeira convocação como treinadora da equipe nacional é motivo de orgulho. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É a primeira vez que sou convocada pela Confederação e é muito gratificante poder estar na delegação com outras treinadoras mulheres, o que não tinha acontecido antes na modalidade. O objetivo é buscar classificações para os Jogos Pan-americanos e também inspirar mais pessoas a trabalharem com wrestling”, afirmou Rafaela, técnica da equipe do SESI, em São Paulo.

Confira a programação brasileira no Pan-americano Cadete e Júnior 2021

Dia 9 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo greco-romano: Gemerson Moura 60kg; Gabriel Mello 67kg; Gabriel Teles 77kg e  Wanderson Silva 87kg
Categoria Cadete – estilo livre masculino: Marcus Vinícius Martins 48kg, Jailson Silva 55kg e Paulo Silva 65kg
Dia 10 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo greco-romano: Igor Queiroz 97kg e Marcos Silva 130kg.
estilo livre feminino: Pollyana Araújo 50kg e Assíria Silva 53kg
Categoria Cadete – estilo livre masculino: Eduardo Trovão 80kg e Rhian Engel 110kg;
Dia 11 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre feminino: Lislly Lima 57kg; Meiriele Hora 62kg; Thaissa Ribeiro e Ana Júlia dos Santos 76kg.
Categoria Cadete – estilo livre feminino: Adrianny Caetano 49kg; Mayara Ramos 57kg e Juliana Neper 65kg.
Dia 12 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre masculino: Matheus Barreto 57kg; Bryan Oliveira 61kg, Elivaldo Costa 65kg e Pedro Silva 74kg
Categoria Cadete – estilo livre feminino: Maria Luiza dos Santos 73kg;  estilo greco-romano João Amorim 45kg e Yan Landim 51kg
Dia 13 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre masculino: Lucas Imbernom 86kg e Gabriel Silva 125kg
Categoria Cadete – estilo greco-romano: João Batista Neto 60kg, Angelo Anselmo 71kg e Matheus Freire 92kg.

Mais em Wrestling