Siga o OTD

Wrestling

Com 18 atletas, Brasil realiza reta final de preparação para o Pan-Americano

Com geração dos Jogos de Tóquio e Paris, lutadores representam o país em torneio que acontece de 27 a 30 de maio na Guatemala

Pan-Americano de wrestling
(RuivaFight/CBW)

O Brasil realiza a partir desta terça-feira (18), em Monterrey, no México, a fase final de preparação para o Pan-Americano de Wrestling, que acontece de 27 a 30 de maio, na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. A equipe nacional conta com 18 atletas distribuídos igualmente nos três estilos da modalidade: greco-romano, estilo livre masculino e estilo livre feminino. Entre os lutadores, 17 foram campeões nacionais e convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling.

“É um dos objetivos da gestão que assumiu a CBW este ano tentar levar o máximo possível de atletas nas categorias olímpicas para os principais torneios continentais. Mesmo sem ter um patrocinador, enxugamos a folha salarial e reduzimos custos de manutenção para possibilitar a ida dos campeões nacionais. Vamos levar a equipe também para os Pan-americanos Júnior (18 a 20 anos) e Cadete (15 a 17 anos). Isso permite que Federações e atletas se preparem melhor e não gera a incerteza sobre a convocação”, explicou o presidente da CBW, Flavio Cabral Neves.

+Ygor Coelho estreia com vitória no Masters da Espanha

Mistura de idades

A equipe do Pan-Americano de wrestling mescla lutadores experientes com novos talentos. Aline Silva e Laís Nunes, classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de Giullia Penalber e Kamila Barbosa, remanescentes da equipe de 2020. Sabrina Gama e Grabriela Rocha, ambas de 21 anos, são os novos nomes da equipe que terminou em terceiro lugar na classificação geral do Pan-Americano de 2020. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No estilo Greco-romano, nomes como Ronisson Brandão, 30 anos, e Marat Garipov, 36 anos, integram a equipe com Igor Queiroz, 20 anos, Joilson Júnior e Calebe Correa, ambos de 23 anos. “Antes era um menino que queria vencer de qualquer jeito. Parte daquele garoto sonhador ainda está aqui. Depois que passei o limite da categoria Júnior fiquei três anos em busca da vaga na equipe titular sênior. O tempo foi necessário para entender que é preciso ter estratégia de luta, cautela e que não basta apenas ter técnica. É preciso estar bem mentalmente também. Então estou mais maduro e tive perseverança para voltar a representar o Brasil”, afirmou Calebe Correa. Ele é titular da categoria até 67kg e campeão Pan-americano de wrestling Cadete em 2014, com 17 anos.

Confira os convocados para o Pan-americano de Wrestling 2021:

ESTILO GRECO-ROMANO
Marat Garipov  – Categoria 60kg
Calebe Corrêa – Categoria 67kg
Joilson Júnior – Categoria  77kg
Ronisson Brandão – Categoria 87kg
Igor Queiroz  – Categoria 97kg
Isaque Conserva – Categoria 130kg

ESTILO LIVRE FEMININO
Kamila Barbosa – Categoria 50kg
Sabrina Gama – Categoria 53kg
Giullia Penalber – Categoria 57kg
Laís Nunes – Categoria 62kg
Grabriela Rocha – Categoria 68kg
Aline Silva – Categoria 76kg

ESTILO LIVRE MASCULINO
Bryan Oliveira – Categoria 57kg
Marcos Siqueira – Categoria 65kg
João Victor Santo* – Categoria 70kg
Renato Patrício – Categoria 74kg
Thales Reis – Categoria 86kg
Marcos Carrozzino – Categoria  97kg

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Wrestling