Siga o OTD

Wrestling

Laís Nunes é ouro e Kamila Barbosa e Giullia Penalber são prata na Bulgária

As três brasileira fecharam no pódio a participação no Torneio Internacional Dan Kolov-Nikola Petrovd de wrestling, disputado na cidade de Plovdiv, Bulgária

Giullia Penalber Laís Nunes Kamila Barbosa wrestling Bulgária Torneio Internacional Dan Kolov-Nikola Petrovd
Kamila, Laís e Giullia (instageam/giulliapenalber)

Foi com uma medalha de ouro e duas de prata que o Brasil fechou o Torneio Internacional Dan Kolov-Nikola Petrovd de wrestling, em Plovdiv, Bulgária. Laís Nunes foi campeã na categoria até 62kg vencendo as quatro lutas que fez. Já Kamila Barbosa e Giullia Penalber ficaram com o segundo lugar nas até 50kg e até 57kg, respectivamente.

O torneio, por conta do número de atletas inscritas, foi disputado no sistema de todas contra todas. Laís Nunes lutou as duas primeiras na sexta (9) e, neste sábado (10), venceu as outras duas. Ela começou o dia arrasando com a colombiana Jackeline Renteria, duas vezes medalhista olímpica, já pela quarta rodada. Marcou 1 a 0 e, ainda antes da parada de meio de combate, abriu 3 a 0. Na segunda parte da luta, deslanchou, anotando mais três vezes dois pontos para fechar o placar em 9 a 0.

A quarta e última disputa, por outro lado, foi bem apertada. A sueca Johanna Mattsson, bronze no Mundial, saiu na frente por 2 a 0, Laís empatou, mas viu a rival marcar 3 a 2 logo a seguir. A menos de 40 segundos do fim, a brasileira, já classificada para o torneio de wrestling dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, conseguiu os dois pontos que a colocaram em vantagem, fechando em 4 a 2 e ficando com o ouro.

Esse é o primeiro título de Laís esse ano e a segunda medalha dela no tradicional torneio disputado desde os anos 60. A lutadora já havia conquistado o bronze na edição de 2013.

Laís Nunes ouro Dan Kolov- Nikola Petrov Bulgária
Laís vibra após vencer a sueca e ficar com o ouro (reprudução/YouTube/bulwrestlingorg)

Prateadas

Kamila Barbosa (50kg) começou o dia na Bulgária contra a lituana Jekaterina Jermalokoka na primeira rodada e venceu rápido, em menos de um minuto. Fez 1 a 0, depois derrubou a rival de costas, anotando mais quatro pontos, seguindo de um encostamento que encerrou o combate. Na sequência, parada dura contra a equatoriana Lucia Yepez Guzman, que começou na frente fazendo 2 a 0. A seguir, conseguiu uma queda e aumentou a vantagem para 6 a 0 e acabou com a fatura fazendo 10 a 0 em novo ataque bem sucedido. Como a equatoriana também venceu Jermalokoka, acabou com o título da competição.

Já Giullia Penalber (57kg) teve de encarar logo de cara a búlgara Bilyana Dudova, tricampeã europeia adulta e uma das esperanças de medalha dos anfitriões nos Jogos de Tóquio. Dudova venceu o continental em 2017, 2018 e 2019, competindo em três categorias – 55kg, 57kg e 59kg. Como se não bastasse, ainda foi vice campeã mundial em 2018, em Budapeste, na até 57kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTERINSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK 

A atleta da Bulgária comandou a luta o tempo inteiro, abrindo a contagem logo no início e somando mais dois pontos ainda antes da pausa dos três minutos. Nos últimos segundos, ainda encontrou uma brecha para somar mais dois pontos e fechar o placar em 5 a 0. Na sequência Giullia venceu as húngaras Ramona Galambos e Erika Bognar, por 5 a 2 e encostamento, respectivamente. O ouro ficou com Dudova.

Mais em Wrestling