Siga o OTD

Wrestling

Guilherme Porto sai dos Jogos Escolares para a Missão Europa

Vencedor do Prêmio Brasil Olímpico em 2019, lutador foi uma das novidades do wrestling brasileiro durante período de treinamentos em Rio Maior, Portugal

Guilherme porto wrestling missão europa jogos escolares
Promessa do wrestling, Guilherme Porto está treinando com a seleção principal (Mônica Faria/COB)

Guilherme Porto, 18 anos, viu a vida se transformar em apenas um ano. No mês de novembro de 2019, em Blumenau (SC), o mato-grossense sagrava-se campeão dos Jogos Escolares da Juventude e, de quebra, era agraciado com o Prêmio Brasil Olímpico na categoria melhor atleta escolar. Agora, entre novembro e o início de dezembro, participou Missão Europa em Rio Maior, Portugal, ao lado da seleção brasileira de wrestling.

“Muita coisa mudou para mim este ano. É a primeira vez que viajo com a delegação principal e vejo que o treinamento é mais duro, tem um ritmo diferente. É tudo muito diferente do que já vivi”, diz Guilherme.

Ele reconhece a importância do Prêmio Brasil Olímpico para a sequência de sua carreira. “Foi muito importante para que eu pudesse enxergar o meu valor, saber que posso vir a ser um grande atleta. Isso me motivou a focar mais nos treinos, a perceber o meu potencial e a querer alcançar sempre mais.”

Guilherme porto wrestling missão europa jogos escolares
Guilherme Porto foi campeão dos Jogos Escolares (Mônica Faria/COB)

Convivência diária com ídolos

Guilherme Porto confessa que já esperava a convocação para integrar a Missão Europa. Ao mesmo tempo, sabe que este período de treinos em Portugal foi uma chance única de aprender com alguns dos principais nomes da modalidade, casos de Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014, e Ângelo Moreira, bronze nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018.

+ Rival anima adversário e o impede de deixar o esporte

“Já treinei muito com os meus ídolos, mas aqui está sendo diferente por causa da convivência diária. Posso ver como eles se portam em um training camp, e isso me traz experiência. Estou mudando a minha mentalidade, tendo mais paciência para entender e discernir cada momento que eles viveram e que ainda vou viver. E, assim como me espelho muito neles, quero ser espelho para os outros algum dia”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além dele, Aline e Ângelo, ainda integraram a seleção os seguintes nomes: Ana França, André Pinto, Assíria Daniela, Calebe Correa, Giullia Penalber, Gracyenne Leite, Kaio Dourado, Letícia Pimenta, Pedro Santos, Rosemary Brito, Thaissa Ribeiro e Thamires Machado.

Mais em Wrestling