Siga o OTD

Wrestling

Seleção disputa Mundial e primeiras vagas para Tóquio

Giullia Penalber, Lais Nunes e Kamila Barbosa viajam para o Cazaquistão onde disputam do Campeonato Mundial de 14/9 a 22/9, primeira seletiva olímpica

Lais Nunes nos Jogos Pan-Americanos de Lima Pré-Olímpico Canadá
Lais Nunes foi bronze no Pan de Lima (Washington Alves/COB)

A seleção brasileira disputa em Nur Sultan, capital do Cazaquistão, o Campeonato Mundial de Wrestling de 14 a 22 de setembro. O torneio conta com 30 categorias e classifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 os cinco primeiros colocados das 18 divisões olímpicas nos três estilos; greco-romano, wrestling feminino e livre. Lais Nunes é uma das cabeças de chave do torneio.

O Brasil será representado por seis atletas nesta edição do Mundial de Wrestling. No estilo greco-romano lutam Marat Garipov até 60kg e Sargis Khachatryan até 55kg. A categoria de Kahchatryan não faz parte do programa olímpico de Tóquio 2020.

No wrestling feminino sobem ao tapete Kamila Barbosa até 50kg, Giullia Penalber até 57kg, Aline Silva até 76kg e Lais Nunes até 62kg.

“Conquistar a vaga para Tóquio 2020 logo na primeira oportunidade mudaria a preparação e o foco para os Jogos. Cheguei perto da medalha mundial em 2018, mas cada competição é uma competição. Estou tranquila, treinando duro e vou procurar fazer o melhor dentro do tapete e representar bem o Brasil no Mundial”, afirmou Lais Nunes, número 2 do ranking mundial, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos e quinta colocada no Mundial de Wrestling do ano passado.

Giullia Penalber, também bronze nos Jogos Pan-americanos de Lima, ressalta a importância da participação no campo de treinamento internacional que antecede o torneio. “Será uma das etapas principais da preparação. Além da aclimatação e de acertar detalhes finais que decidem combates, ter a oportunidade de treinar com atletas de várias partes do mundo e diferentes estilos no mesmo espaço é sempre importante. Estou tranquila, confiante e treinando bastante em busca dessa vaga olímpica”, afirmou a carioca de 26 anos.

A delegação brasileira segue de diferentes partes do mundo e se reúne somente no Cazaquistão. Além de Giullia que viajaria nesta segunda-feira, Lais e os treinadores cubanos da seleção Nisdany Perez e Angel Torres viajam nesta terça-feira (3). Kamila Barbosa, atual décima nona do mundo pega o voo nesta quarta-feira (4).

Aline Silva realiza a fase final de preparação para o Mundial no Canadá e segue para capital cazaque no dia 15. Sargis Khachatryan treina na Armênia e de lá segue para o Mundial. Marat Garipov, que nasceu no Cazaquistão e concluiu o processo de naturalização brasileira em 2016, já está lá.

Agenda dos atletas brasileiros no Mundial de Wrestling

Estilo greco-romano
Sargis Kahchatryan até 55kg – categoria não olímpica
Eliminatórias 14/9 e Finais 15/9

Marat Garipov até 60kg – categoria olímpica
Eliminatórias 16/9 e Finais 17/9

Wrestling feminino
Kamila Barbosa até 50kg – categoria olímpica
Eliminatórias 18/9 e Finais 19/9

Giullia Penalber aé 57kg – categoria olímpica
Eliminatórias 19/9 e finais 20/9

Lais Nunes até 62kg – categoria olímpica
Eliminatórias 20/9 e finais 21/9

Aline Silva até 76kg – categoria olímpica
Eliminatórias 19/9 e finais 20/9

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling