Siga o OTD

Wrestling

Kamila Barbosa disputa o Mundial sonhando com vaga em Tóquio

Brasileira está com a seleção em Nur Sultan onde disputa o campeonato, que classifica os cinco primeiros colocados em cada categoria

Kamila Barbosa, do wrestling, nos Jogos Pan-Americanos de Lima
Kamila Barbosa em Lima (Alexandre Loureiro/COB)

A brasileira Kamila Barbosa disputa o Campeonato Mundial de Wrestling em Nur Sultan sonhando com uma vaga olímpica. Ela está na capital do Cazaquistão ao lado da seleção brasileira da modalidade que disputa o torneio entre 14 a 22 de setembro. O Mundial classifica os cinco primeiro colocados de cada categorias para Tóquio 2020.

Kamila Barbosa vai representar o Brasil na categoria até 50kg do wrestling feminino vivendo um bom momento. Em uma das categorias mais disputadas do estilo, consolidou-se titular da equipe nacional ao ser bicampeã brasileira (2018 e 2019). Foi pela segunda vez aos Jogos Pan-americanos e mostrou evolução ao sair da sétima colocação em Toronto 2015 para a quinta colocação agora em Lima. Agora quer disputar os Jogos de Tóquio 2020.

“Fiquei muitos anos sem competir internacionalmente, competia somente brasileiro e isso atrapalha o desempenho de qualquer atleta. Agora compito mais e as coisas têm melhorado. Só penso nessa classificação e trabalho duro para isso. Sei que é o objetivo grande, mas temos que nos colocar metas altas trabalhar duro e acreditar, só assim as coisas acontecem e vou em busca desta vaga olímpica”, diz Kamila Barbosa, de 30 anos e atleta da São José Wrestling.

Além de ser a número um do Brasil em sua divisão de peso, ela figura entra as 20 melhores do ranking mundial de wrestling em sua categoria. Mais precisamente na 19ª colocação. Este ano, no Torneio Internacional de Sassari, na Itália, disputou medalha e fechou em quinto lugar.

“Sinto que estou no caminho certo, e percebo isso a cada dia de treino. Acredito que tudo se ganha no treino e estamos fazendo um bom trabalho. Agora é uma questão tempo e sei que a hora vai chegar”, frisou Kamila.

Seleção brasileira no Mundial de Wrestling

Além de Kamila Barbosa, o Brasil terá em Nur Sultan, os lutadores Sargis Khachatryan, Giullia Penalber, Lais Nunes, Marat Garipov e Aline Silva. Estão sob o comando do treinador-chefe nacional, Angel Torres Aldama, e do treinador da seleção Nisdany Perez.

Confira abaixo que dia luta cada representante nacional

Estilo greco-romano
Sargis Kahchatryan até 55kg – categoria não olímpica
Eliminatórias 14/9 e Finais 15/9

Marat Garipov até 60kg – categoria olímpica
Eliminatórias 16/9 e Finais 17/9

Wrestling feminino
Kamila Barbosa até 50kg – categoria olímpica
Eliminatórias 17/9 e Finais 18/9

Giullia Penalber aé 57kg – categoria olímpica
Eliminatórias 18/9 e finais 19/9

Lais Nunes até 62kg – categoria olímpica
Eliminatórias 19/9 e finais 20/9

Aline Silva até 76kg – categoria olímpica
Eliminatórias 18/9 e finais 19/9

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling