Siga o OTD

Pan 2019

Giullia Penalber conquista o bronze no estilo livre em Lima

Brasileira superou Paula Ramirez, da Nicarágua, e ficou com a medalha de bronze na categoria até 57kg no wrestling estilo livre

No segundo dia do Wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil foi representado pelas mulheres. Nesta quinta-feira (08), Kamila Barbosa, Giullia Penalber e Camila Fama foram ao tatame do Complexo desportivo de Callao. No dia, o melhor resultado foi o bronze conquistado por Giullia, na categoria até 57kg.

Giullia Penalber enfrentou a canadense Hannah Fay Taylor. Em um duelo bem igual, a brasileira acabou saindo com a vitória pela diferença mínima, 6 a 5, se classificando para a semifinal, superando o resultado obtido em Toronto 2015, quando caiu nas quartas de final na categoria até 53kg.

Na disputa por uma vaga na decisão da categoria, Giullia teve pela frente Jenna Burkert, dos Estados Unidos. No confronto, a atleta americana teve o domínio durante todo o tempo, não dando chances para a brasileira e saiu com o triunfo por 10 a 0, deixando Giullia Penalber na disputa do bronze.

Alexandre Loureiro/COB

Buscando uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, Giullia Penalber teve como adversária Paula Ramirez, da Nicarágua. Logo no começo, a brasileira buscou atacar e fez com que sua adversária fosse advertida com menos de um minuto.

Após a advertência o duelo se encerrou em poucos segundos. Paula Ramirez conseguiu pegar as pernas da brasileira e levou ao solo, conquistando dois pontos, na sequência Giullia Penalber teve uma reversão, imobilizando a adversária e saindo com a vitória e a medalha de bronze para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

“Competição muito dura, com todas as adversárias muito duras, fazendo com que cada luta fosse muito importante. Estou super feliz, é uma medalha que eu venho buscando há algum tempo e é um bronze com sabor de ouro, por conta das dificuldades que a gente enfrenta no dia a dia, pelas lutas, estou super feliz mesmo”, comentou a brasileira após o pódio

50kg feminino

Na categoria até 50kg, Kamila Barbosa enfrentou a mexicana Mariana Diaz, nas quartas de final da categoria até 50kg no estilo livre. No duelo, a brasileira foi superiora na maior parte do tempo, conseguindo se colocar em vantagem no placar e sair com a vitória por 4 a 1, avançando na competição e se garantindo na disputa das medalhas.

Na semifinal, a atleta do Brasil teve pela frente a americana Whitney Counder, atual campeã dos Jogos Pan-Americanos na categoria até 53kg. No confronto, a atleta dos Estados Unidos teve o controle das ações desde o início e não teve problemas para vencer Kamila Barbosa por 10 a 0, se garantindo na decisão e deixando a brasileira na disputa do bronze.

Na luta por um lugar ao pódio, a brasileira teve como adversária a equatoriana Carolina Castillo. Após um começo igual, Kamila tentou impor seu estilo, buscando mais o combate que sua adversária. Por conta disso, a atleta do Equador acabou sendo advertida pela arbitragem em duas oportunidades. Logo após a segunda advertência, a brasileira conseguiu seu primeiro ponto, colocando 1 a 0 no placar.

Alexandre Loureiro/COB

Depois de se colocar na frente do placar, a brasileira manteve o ritmo durante alguns minutos, contendo o ímpeto de sua adversária. Contudo, na reta final, foi a vez de Kamila receber duas advertências do árbitro, Faltando menos de dois minutos para o fim, veio a virada. Carolina Castillo conseguiu pegar as pernas da representante do Brasil e virou para 5 a 1.

Nos segundos finais, Kamila partiu para o ataque, viu sua adversária receber mais uma advertência, que acabou resultando em ponto para a brasileira, mas não foi capaz de virar o placar, saindo derrotada por 5 a 2 e ficando com o quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Derrota nos 53kg 

Representante do país na disputa até os 53kg, Camila Fama teve como adversária em sua primeira luta nos Jogos Pan-Americanos de Lima a cubana Lianna Monteiro. No confronto, a brasileira foi dominada desde o início e foi derrotada por 8 a 0, sendo eliminada dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, já que a cubana foi perdeu a semifinal.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Mais em Pan 2019