Siga o OTD

Volta Olímpica

Martine Grael e Kahena Kunze ficam em quarto no Mundial

Jesús Renedo/ Magic Marine

Martine Grael e Kahena Kunze flertam com medalha, mas ficam no “quase” e terminam em quarto lugar no Mundial de Vela

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49erFX da vela terminaram em quarto lugar no Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Aarchus, na Dinamarca. A dupla iniciou o dia em quinto lugar, fez uma última regata boa, chegou a ficar em uma posição que lhe daria a medalha, mas fechou a prova em terceiro, e na classificação geral em quarto lugar. Faltaram oito pontos para a medalha.

Além de campeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze já conquistaram quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Foram campeãs em 2014, além de vice em 2013, 2017,e bronze em 2015.

A medalha de ouro ficou com a surpreendente dupla holandesa Annemiek Bekkering e Annette Duetz. Elas estavam bem atrás da equipe austríaca, formada por Tanja Frank e Lorena Abicht, mas estas capotaram no fim da regata, quando pareciam com a medalha garantida. Cruzaram a linha em último e ficaram com a prata. O bronze ficou com as britânicas Sophie Weguelin e Sophie Ainsworth.

Durante a competição, as brasileiras até que foram regulares, mas tiveram um dia, a quarta-feira, bem ruim. Na ocasião, em três regatas, ficaram em nono, 16º e 27º, chegando a sair do top oito da classificação geral. A recuperação veio no dia seguinte, o último antes da regata da medalha, com um segundo e um terceiro lugares.

O Brasil ainda tem uma chance de medalha no Mundial de vela. Neste domingo, Samuel Alebrecht e Gabriela Nicolino disputam a regata final da classe Nacra 17. Eles estão em quinto lugar no geral, mas apenas 12 pontos atrás dos líderes, e a nove dos terceiros colocados.

A delegação nacional fechou o Mundial com três vagas olímpicas conquistadas. Na classe Laser, com João Pedro Oliveira, e nas classes citadas acima, a 49erFX, e a Nacra 17. As outras sete categorias terão duas chances de se classificar: pelo Mundial do ano que vem e por um evento continental.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Volta Olímpica