Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasileiros têm dia ruim no Mundial de Classes Olímpicas

Reprodução/Instagram

Pelo Mundial de Vela, Jorge Zarif fica fora da regata medalha da Finn, enquanto Martine e Kahena caem para décimo na 49erFX

Os ventos desta quarta-feira não foram favoráveis para os brasileiros que disputam o Campeonato Mundial de vela, que está sendo disputado em Aarchus, na Dinamarca, e distribui mais de cem vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Jorge Zarif, na classe Finn, Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, e Bruno Fontes, na Laser, caíram na classificação.

Líder do ranking mundial, Jorge Zarif começou o dia em 12º e precisava de duas regatas boas para seguir na briga pelo pódio. Ele, porém, ficou apenas em 34º e 24º nas provas, fechando a competição em 18º, longe da Regata da Medalha, que só os dez primeiros participam, e da vaga olímpica, dada aos oito melhores países.

Atuais campeãs olímpicas, Martine e Kahena Kunze disputaram três regatas na classe 49erFX e também não conseguiram bons resultados. Terminaram em nono, 26º e 17º, caindo do quinto para o décimo lugar na classificação. Ainda haverá três regatas antes da disputa da medalha, então elas ainda têm tempo para recuperação.

Bruno Fontes, na classe Laser, teve duas regatas bem ruins nesta quarta-feira, e saiu da zona de classificação para a Olimpíada. Ele terminou em 20º e 41º nas duas provas, e caiu para 23º na classificação geral. Ele estava em 13º no início do dia. João Pedro de Oliveira teve um dia um pouco melhor, foi 12º e 39º nas regatas, e subiu um pouco, agora é o 29º.

Na 49er masculina, os barcos até foram para a água, mas nenhuma regata foi completada. Marco Grael e Carlos Robles estavam em segundo na regata, mas esta foi cancelada antes do término por conta da falta de ventos. Assim, eles seguem em 16º lugar no geral.

Na classe Laser Radial, Gabriela Kidd teve um dia muito bom. Ela está disputando a flotilha de prata, que decide as posições de 61º a 120º. Ela venceu uma regata, ficou em quinto na outra, e agora é a primeira colocada na classificação, o que significa que está em 61º no geral. Também na flotilha de prata, mas na classe 470, Dzioubanov e Gustavo Thiesen fizeram uma boa participação, e estão em segundo lugar, o que os colocam em 34º no geral.

Os demais barcos não foram para a água. A dupla da Nacra 17, formada por Samuel Albrecht e Gabriela Sá está em segundo lugar no geral, e voltam a disputar uma regata nesta quinta-feira. Na classe RS:x, Patrícia Freitas é a 21ª no geral e segue na briga por uma vaga olímpica. No masculino, Brenno Franciolli é o 67º.

Mais em Volta Olímpica