Siga o OTD

Volta Olímpica

Martine e Kahena viram barco, vencem regata e fecham dia em 5º

Campeãs olímpicas e medalhistas nos Mundiais de 2013,2014,2015 e 2017, Martine Grael e Kahena Kunze tiveram um dia de altos e baixos neste domingo no Mundial de Vela, que está sendo disputado em Aarchus, na Dinamarca. A dupla, que compete na classe 49erFX, ficou em 13º em uma das regatas, na qual o barco virou, mas venceu a outra, fechando o dia com 19 pontos perdidos após cinco provas e em quinto lugar. As outras três foram realizadas no sábado.

“A gente virou na primeira regata em uma manobra, foi um pouco chato, mas conseguimos manter a tranquilidade para ganhar a segunda regata. Por enquanto temos que pensar em fazer boas regatas para seguir bem até o fim e conseguir a vaga olímpica”, disse Martine após a regata.

A liderança é da dupla dinamarquesa Baad Nielsen e Olsen, que está com 11 pontos perdidos, seguido pelo time britânico, formado por Dobson e Tidey, que está com 13 pontos perdidos. O time brasileiro tem 19 pontos e está em quinto. Os oito melhores países conquistam uma vaga olímpica para Tóquio 2020.

Na classe Laser, Bruno Fontes teve um dia inconstante, com um 38º lugar e um 11º, fechando em 19º, na zona de classificação para os Jogos Olímpicos. Assim, ele garante um lugar na fotilha de ouro, para os velejadores que seguem na briga por medalhas. João Pedro Oliveira teve um dia melhor, com um 9º e um 7º lugares, subindo na classificação para 28º, também segue para as provas principais nos próximos dias.

Outra embarcação que está na zona de classificação para a Olimpíada é na classe Nacra 17. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em sétimo. Neste domingo, a dupla ficou em 9º, 3º e 5º lugares.

Na 49er masculino, Marco Grael e Carlos Robles ficaram em 19º e 7º nas duas regatas do dia, e caíram um pouco na tabela, fechando o domingo em 19º.

Na classe RS:x, Patrícia Freitas fechou o primeiro dia da categoria em 10º lugar. Nas duas regatas que disputou, ficou com um 6º e 8º. Uma terceira regata ainda foi realizada, em que a brasileira tinha ficado em 15º, mas esta foi invalidada horas depois do término, por conta de erros nas marcas oficiais.

No masculino, Brenno Franccioli ficou em 31º e 27º e 8º lugares nas regatas disputadas, encerrando o primeiro dia da categoria em 44º lugar. Na classe Laser Radial, Gabriela Kidd está em 70ª após seis regatas, e não seguirá na fotilha de ouro.

Neste domingo, não tivemos regatas das classes Finn e 470.

Mais em Volta Olímpica