Siga o OTD

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze vencem regata no Mundial

Jesus Renedo/ Sailing Energy

Martine Grael e Kahena Kunze mostram evolução ao longo do dia e ganham a última prova deste sábado, em Aarhus, na Dinamarca

Martine Grael e Kahena Kunze estrearam no Mundial de Classes Olímpicas com vitória na última das três regatas, na abertura da disputa da classe 49er FX, neste sábado, 4. Após um ano sem competir juntas, as campeãs olímpicas  mostraram uma rápida evolução ao longo do dia e já aparecem na 5ª colocação da classificação geral, com 7 pontos perdidos. O campeonato continua neste domingo, a partir de 7h (de Brasília), na Baía de Aarhus, na Dinamarca.

Além do título, estão em jogo no Mundial de Classes Olímpicas as primeiras vagas para os países nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As regatas de medalha estão previstas para os dias 9, 10, 11 e 12 de agosto

“Não ficamos todo esse tempo adormecidas, a vela continua em nós e estamos só um pouco fora de prática. A última regata mostrou que encaixamos a velejada. Agora é preparar para amanhã”, disse Martine.

As campeãs olímpicas disputaram as provas da flotilha amarela. Na abertura, ficaram em 11º lugar. Na segunda, terminaram em sexto. E na terceira regata, cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar.

“A primeira regata do dia não foi tão boa, a segunda foi melhor e a terceira foi a nossa melhor. Foi bom terminar o dia com esse resultado. Apesar das condições de vento complicadas, foi divertido”, afirmou Martine.

Jorge Zarif também esteve entre os brasileiros que conquistaram a melhor classificação do dia na competição na Dinamarca, com o 11º lugar na classe Finn, com um total de 48 pontos, em seis regatas – ao todo, 90 competidores participaram da prova.

No 470 masculino, Henrique Haddad e Felipe Brito terminaram o desafio na 33ª colocação, com o total de 97 pontos, à frente da outra dupla brasileira, formada por Geison Dzioubanov e Gustavo Thiesen, que terminaram em 34º lugar, com 97. Ao todos, foram seis regatas disputadas.

Já na categoria Laser, Bruno Fontes foi o brasileiro com a melhor classificação: ficou em 18º, acumulando 22 pontos em quatro regatas. João Pedro Souto de Oliveira aparece na 39ª colocação, com um total de 38. Por fim, Lucas Bueno foi somente o 156º colocado, entre 165 competidores.

Entre as mulheres, Gabriela Kidd obteve a 66ª colocação na classe Laser Radial, ao somar 83 pontos em três regatas. A prova contou com 119 participantes.

Mário Tinoco e Gabriel Borges, e Carlos Robles Lorente e Marco Soffiatti Grael, disputaram a categoria 49er masculino. Carlos e Marco ficaram com a 9ª colocação, somando 6 pontos, e Mário e Gabriel na 68ª posição com 33 pontos.

Mais em Vela