Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasil se garante em quatro finais masculinas no Mundial

Quinteto brasileiro avança em sexto lugar por equipes; Arthur Zanetti passa em segundo nas argolas e Caio Souza vai à final do salto e do individual geral

A seleção brasileira masculina de ginástica teve um desempenho bom, apesar de algumas quedas, e conseguiu, nesta sexta-feira, a classificação para a final do Campeonato Mundial, que está sendo realizado em Doha, no Catar. O quinteto formado por Arthur Zanetti, Arthur Nory, Lucas Bittencourt, Chico Barreto e Caio Souza terminou em sexto lugar, e irá disputar a final da próxima segunda-feira. Além disso, o time ainda conseguiu algumas finais: Arthur Zanetti nas argolas, Caio Souza no salto e no individual geral.

É a terceira vez seguida que a seleção consegue a classificação para a final do Campeonato Mundial, repetindo o feito de 2014 e 2015. No período, o time ainda ficou entre os oito melhores na Olimpíada do Rio.

O Mundial segue neste sábado com as apresentações femininas. O Brasil entrará no tablado no domingo. As finais começam a ser disputadas na segunda-feira.

Cavalo com alças 

O início da participação brasileira foi no cavalo com alças, exatamente o aparelho em que o time tem mais dificuldades. Caio Souza sofreu uma queda e ficou com a nota de 11,166. Na sequência, outro atleta brasileiro caiu, Lucas Bittencourt, que teve sua nota descartada (10.700). O terceiro a se apresentar foi Chico Barreto, que conseguiu uma boa nota, com 13,500. Por fim, Arthur Nory foi consistente, não caiu e tirou 12,300. Uma primeira rodada com sustos para a seleção.

Argolas

Como o esperado, Arthur Zanetti foi o melhor do Brasil no aparelho. O campeão olímpico de Londres 2012 conseguiu uma série bem segura e, com a nota 15,033, garantiu um lugar na decisão do aparelho. Caio, com 14,433 conseguiu um bom resultado também. A nota de Chico Barreto não foi tão alta, 12,833, mas valeu na contagem final, já que Lucas pecou na saída e ficou com 12,766.

Salto

Um dos principais aparelhos do Brasil, o salto ajudou bastante a nota brasileira. Caio conseguiu uma média de 14,583 em seus saltos, e conseguiu uma vaga na decisão. Nory alcançou 14,500 e Lucas com 14,200. Arthur Zanetti conseguiu 14,166 e teve a nota descartada. Naquele momento, a seleção estava em nono lugar.

Barras paralelas

Caio Souza foi o grande nome do Brasil no aparelho, conseguindo a nota de 14,766. Arthur Nory foi bem constante, com 13,933, e Lucas, com pequenos erros, fez 13,635. Francisco Barreto errou um pouco sua apresentação e teve sua nota descartada, 13,535.

Barra fixa

Ficou um gostinho de quero mais para Francisco Barreto. Ele, que foi finalista olímpico, conseguiu uma boa série, mas não cravou a saída, fazendo 14,000 pontos. Uma boa nota para a equipe, mas não o suficiente para colocá-lo na decisão. Caio, com 13,800, e Nory, com 13,466, completaram as notas brasileiras. Lucas Bittencourt vinha em uma boa série, mas sofreu uma queda e ficou com 11,400.

Solo

O Brasil chegou ao último aparelho precisando somar pouco mais de 37 pontos para garantir um lugar na final. Uma pontuação bem tranquila para a seleção. Lucas começou e não foi tão bem, com 13,266. Depois, Nory, apesar de alguns errinhos, anotou 13,966. Zanetti falhou em várias chegadas e terminou com 13,066. Caio fechou com 13,633.

 

Mais em Volta Olímpica