Siga o OTD

Vôlei de Praia

Etapa de Vila Velha define campeões da temporada de base

A última etapa do circuito nacional de base na cidade de Vila Velha acontece neste fim de semana.

Etapa de Vila Velha define campeões da temporada de base
Divulgação

Os próximos campeões brasileiros Sub-19 de vôlei de praia serão definidos nesta semana, com a disputa da terceira e última etapa do circuito nacional de base na cidade de Vila Velha (ES). A competição ocorre de sexta-feira (19) a domingo (21), na Praia da Costa, com entrada franca ao público. E a disputa segue aberta, prometendo emoção até as últimas partidas.

No naipe feminino, a liderança atualmente é do Rio de Janeiro, que nas duas primeiras etapas da temporada – Maceió (AL) e Maringá (PR), respectivamente – conquistou uma prata e um ouro. Representado pela dupla Maria Clara e Ana Beatriz (RJ), o estado soma 380 pontos, mas é seguido de perto por May/Duda, dupla do Paraná, que soma 360 pontos.

Ainda na disputa também estão as sul-mato-grossenses Aninha e Carol, que nas duas primeiras etapas somaram 340 pontos e também sonham com o título geral da temporada.

No masculino, a disputa está mais concentrada em duas equipes. Os paraibanos Thiago e Thiego venceram os dois primeiros eventos e lideram com 400 pontos, mas os representantes do Rio de Janeiro ainda possuem chances, já que somam 340 pontos, com uma prata e um bronze. O estado foi representado por Gabriel/João Pedro (RJ) e Gabriel/Gustavo (RJ).

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Nove deles já estão classificados à fase principal pelo ranking de entradas, baseado no desempenho dos torneios anteriores, ou wild card (convite). Outros três times entram na fase principal pelo classificatório, em jogos eliminatórios no primeiro dia (sexta-feira).

Após a fase de grupos, os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem, casos de segundos e terceiros colocados. Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

No naipe masculino, já estão classificados para a fase de grupos pelo ranking de entradas Juan/Victor (MG), João/Gabriel (PR), Wudney/Neto (SE), Gustavo/Gui (MS), Thiago/Thiego (PB), João Vitor/Divino (DF), Eduardo/Euller (SC), Gabriel/João Pedro (RJ) e Gustavo/Marcos (ES, wild card). Outros 22 times brigam por três vagas no classificatório.

Entre as mulheres, os times pré-classificados são Maria Clara/Ana Beatriz (RJ), Helena/Lari (SC), Thainara/Millena (RN), Fernanda/Rafaela (BA), Duda/May (PR), Aninha/Carol (MS), Giovana/Pamella (PB), Ana/Isabella (SP) e Blenda/Thamela (ES, wild card). O classificatório terá 29 duplas disputando as três vagas em aberto.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia