A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou o calendário de competições de 2025 do circuito mundial de vôlei de praia. Esta será a quarta temporada do Beach Pro Tour, que inicia em março e terá nove eventos Elite16, campeonato que reúne os melhores atletas da modalidade. Além do principal torneio, ocorrerão mais seis Challenge e, por enquanto, nove Futures estão confirmados. O Brasil sediará um Elite16, em Brasília, de 01 a 05 de maio, e três Challenge, começando por Recife, de 21 a 24 de março, e Saquarema, de 28 a 31 do mesmo mês, e terminando em João Pessoa, de 17 a 20 de outubro.
- Lucas Pinheiro Braathen leva bronze em Kitzbühel
- Yaras superam China e ficam em sétimo lugar no Australia Sevens
- Davis brilha e Lakers vencem Warriors fora de casa
- Sesi Bauru bate Goiás e segue invicto no returno da Superliga
- Ana Sátila leva ouro no caiaque no Rio Open
Elite16
Nove campeonatos do Elite16, categoria mais alta do Beach Pro Tour, estão nos planos para 2025, combinando locais novos com outros bem estabelecidos e até mesmo icônicos do vôlei de praia. Em sua primeira parada, o principal campeonato voltará ao México, que sediará o evento no estado de Quintana Roo, de 26 a 30 de março. Em seguida, o torneio acontecerá na capital brasileira, em Brasília, de 01 a 05 de maio. A cidade do Brasil recebeu seu primeiro torneio em 2024 e a dupla campeã, na ocasião, foi Duda e Ana Patrícia. Depois, as duas seriam as medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
As próximas três paradas do Elite16 serão na Europa, todas em locais que receberão os eventos pela quarta vez. Assim como nas três temporadas anteriores, o Beach Pro Tour visitará Ostrava, na República Tcheca (28 de maio a 1º de junho), Gstaad, na Suíça (2 a 6 de julho) e Hamburgo, na Alemanha (27 a 31 de agosto). As melhores duplas de vôlei de praia do mundo retornarão ao Brasil para mais duas paradas em lugares ainda a serem anunciados, de 17 a 21 de setembro e de 24 a 28 de setembro.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A Cidade do Cabo, na África do Sul, que sediou um evento da Elite16 de vôlei de praia durante a primeira temporada do Beach Pro Tour em 2022, receberá mais um novamente em 2025 para sua segunda parada da Elite16, de 22 a 26 de outubro. Outro local histórico do Beach Pro Tour que sediou o Tour em todas as temporadas até agora, a capital do Catar, Doha, está pronta para organizar o último torneio Elite16 em 2025, de 5 a 9 de novembro.
Challenge e Futures
Seis eventos do Challenge foram anunciados no calendário de 2025 do vôlei de praia. Os dois primeiros acontecerão no México. Na semana anterior ao primeiro Elite16 em Quintana Roo, o estado vizinho de Yucatan sediará o primeiro Desafio, de 20 a 23 de março. Na semana seguinte a Quintana Roo, de 3 a 6 de abril, outro estado no leste do México, Veracruz, receberá o segundo. Os quatro torneios Challenge restantes serão em lugares conhecidos. Na primavera, Saquarema, no Brasil, sediará seu terceiro evento Challenge, de 10 a 13 de abril, e Xiamen, na China, organizará pela segunda vez, de 15 a 18 de maio.
Mais adiante, o Challenge chega em Jablonki, na Polônia. O evento em solo polonês acontecerá de 21 a 24 de agosto. Depois disso, Nuvali, nas Filipinas, receberá seu terceiro Challenge, após sediar um Futures em abril do ano passado, de 16 a 19 de outubro. Além do Elite16 e do Challenge, o calendário prevê alguns Futures, evento que é o mais extenso e dinâmico. Vários Futures estão registrados e o primeiro que abrirá a temporada será em 6 de março em Mount Maunganui, na Nova Zelândia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O último Futures confirmado, até o momento, ocorrerá na segunda quinzena de agosto, em Bujumbura, capital do Burundi. Entre o primeiro e o último, as paradas acontecerão na Austrália, Tailândia, Espanha, China, Suíça, Bulgária, Suécia. Os eventos Futures continuam sendo adicionados ao calendário do vôlei de praia e mais torneios podem ser adicionados em 2025.