Siga o OTD

Vôlei de Praia

Com novo formato, calendário internacional de 2022 é divulgado

Beach Pro Tour terá competições em três níveis: Elite16, Challenger e Futures

Carol Solberg e Bárbara Seixas Cancún Hub Circuito Mundial de vôlei de praia
(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Para a temporada inaugural do Beach Pro Tour, algumas das praias mais famosas e cidades icônicas serão as anfitriãs ao longo do calendário de 2022. Lançado no mês passado, o novo formato do circuito mundial visitará locais como Cidade do Cabo, África do Sul, Rio de Janeiro, que sediou o torneio olímpico de vôlei de praia em 2016, e o resort de inverno suíço de Gstaad.

O Beach Pro Tour é o novo formato do circuito internacional anual de vôlei de praia, com os atletas mais bem classificados do mundo, sendo que a competição foi dividida em três níveis: Elite16, Challenger e Futures. Os 10 melhores de cada naipe disputam o Finals ao fim da temporada.

O Beach Pro Tour também fará uma parada no estádio Rothenbaum em Hamburgo, que sediou o emocionante Campeonato Mundial de Vôlei de Praia da FIVB em 2019.

Outros locais famosos como as margens do Mar Vermelho no Egito, Itapema no Brasil e as Maldivas no Oceano Índico, sediarão torneios. Paradas adicionais na China, França, Austrália, México e mais serão confirmadas oportunamente.

O calendário será atualizado continuamente à medida que mais e mais locais interessantes ao redor do mundo se inscrevem para fazer parte da temporada, que incluirá também o Campeonato Mundial de Roma, já marcado para 7 a 19 de junho, no histórico Foro Itálico da capital italiana.

+ Ágatha e Duda encerram parceria com título na etapa de Itapema

Elite16

A competição Elite16 é o nível mais alto do Beach Pro Tour, com as 16 melhores equipes por gênero do mundo em uma competição acirrada para manter sua posição dentro deste grupo.

A competição é disputada em quatro grupos de quatro times cada, seguidos de uma única chave de eliminação, ao longo de quatro dias de intensa ação para um total de 64 partidas em eventos de dois gêneros, sem nenhuma qualificação.

beach pro tour vôlei de praia
(Divulgação/FIVB)

Challenger

O torneio de nível Challenger será a porta de entrada para os eventos de nível Elite16, incluindo 24 equipes, com jogadores desafiando e lutando na areia para ganhar pontos no ranking.

O formato da competição tem 24 equipes por gênero após sorteio para formação dos grupos, seguido por um torneio de eliminação única ao longo de quatro a cinco dias de competição para um total de 80 partidas para eventos de dois gêneros. Até 32 equipes podem participar das eliminatórias para avançar para o sorteio principal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

beach pro tour vôlei de praia
(Divulgação/FIVB)

Futures

Os torneios de nível Futures vão dar vagas para o Challenger. Os torneios Futures incluem 16 equipes por gênero no sorteio principal seguido por chave de eliminação única ao longo de quatro a cinco dias de competição para um total de 56 partidas para eventos de gênero duplo. Dezesseis equipes podem participar das eliminatórias para a colocação no sorteio principal.

Finals

Cada temporada termina com as finais, o evento definitivo fechando o ano e apresentando as 10 melhores equipes qualificadas.

Mais em Vôlei de Praia