Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Duplas brasileiras se preparam para a estreia no vôlei de praia

Renato/Rafael e Vic/Thainara já estão na Colômbia para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli e querem a vaga em Santiago 2023

Duplas Brasileiras vôlei de praia Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli
(Divulgação/CBV)

Representantes da nova geração do vôlei de praia brasileiro entram em ação nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Cali, na Colômbia. Além de um lugar no pódio, eles brigam por vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago (CHI) – se classificam as melhores parcerias da América do Sul e da Norceca (América do Norte, América Central e Caribe). Na disputa masculina estarão os gêmeos Renato Andrew e Rafael Andrew, de 21 anos. No feminino, jogam Vic, de 22 anos, e Thainara, de 20.

-Brasil conquista quatro medalhas na disputa por aparelhos na Ginástica Artística

Os gêmeos Renato e Rafael conquistaram o título mundial sub-21 em 2019, e retomaram a parceria familiar para o Pan Júnior. “Tivemos um bom período de treinamento no CT de Saquarema, que ajudou a entrosar novamente nossa dupla e reestabelecer a confiança no nosso jogo. Estou me sentindo muito bem, ansioso para a estreia. É sempre especial representar meu país, faço isso sempre com o maior orgulho. Espero voltar com a medalha de ouro”, contou Renato.  

Duplas Brasileiras vôlei de praia Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli
Divulgação CBV

Para Rafael, reeditar a parceria em família é um fator extra de motivação para a estreia contra a Costa Rica às 11h (hora de Brasília) desta terça-feira.  “Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por representar o meu país, é sempre uma honra. Sabemos da qualidade dos outros times e estamos muito focados na vitória. Já estava com saudade de jogar ao lado do Renato. Nossa sintonia dentro de quadra não mudou, por isso foi muito fácil entrosar novamente a dupla. Estamos prontos e vamos em busca desse ouro”, comentou Rafael.]

No torneio feminino, o Brasil contará com a campeã mundial sub-19 e sub-21 Vic; e a campeã brasileira sub-21 Thainara. A dupla treinou junta durante o período de preparação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) em Saquarema (RJ), e segue para a Colômbia almejando ir longe na competição.  

“Eu estou feliz demais de poder disputar os Jogos Pan-Americanos Junior Cali 2021. Feliz em poder defender nosso país mais uma vez. É sempre uma honra defender nossa bandeira. A gente teve algumas semanas em Saquarema, com treinamentos intensos, para poder chegar aqui e lutar pelo lugar mais alto do pódio. Eu espero poder levar o ouro para o Brasil. Sei que é uma responsabilidade muito grande, porque eu sempre sonhei viver esse momento. Mas me sinto muito preparada para levar mais uma medalha para o Brasil”, explicou Vic. 

-Brasil perde a liderança do quadro de medalhas para os EUA

Duplas Brasileiras vôlei de praia Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli
Divulgação CBV

Para Thainara a emoção de representar o Brasil em uma competição tão grande é motivo de orgulho. A atleta conta que a atmosfera do evento é um fator de motivação. A dupla brasileira fará a estreia contra Antígua e Barbuda, às 16h (hora de Brasília) desta terça-feira.  

“Eu estou muito feliz por ter a oportunidade de representar nosso país em uma competição tão grande. É uma experiência única. A energia da competição começou logo que a gente chegou na cidade, fomos muito bem recebidos. Sinto muito orgulho por estar aqui. As minhas expectativas são as melhores possíveis! Estou bastante ansiosa para a estreia, sinto-me confiante ao lado da minha parceira e do nosso técnico, acredito que vamos mostrar nosso melhor trabalho dentro das quadras e os resultados positivos virão”, disse Thainara. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As duplas foram divididas em quatro grupos de quatro, que jogam entre si. Os dois primeiros de cada grupo seguem para as quartas de final. No feminino, o Brasil está no grupo C ao lado de Antígua e Barbuda, Venezuela e Canadá. No masculino, a dupla brasileira está no grupo B, com Costa Rica, Bolívia e Cuba. A delegação brasileira de vôlei de praia em Cali é formada, além dos atletas, pelos técnicos Caio Lopes, no masculino, e Ariel Uchôa, no feminino.

TABELA PRIMEIRA FASE

30.11 (TERÇA-FEIRA)  

Masculino – BRASIL x Costa Rica – às 11h
Feminino – BRASIL x Antígua e Barbuda – às 16h 

01.12 (QUARTA-FEIRA) 

Masculino – BRASIL x Bolívia – às 11h
Feminino – BRASIL x Venezuela – às 16h 

02.12 (QUINTA-FEIRA) 

Masculino – BRASIL x Cuba – às 11h
Feminino – BRASIL x Canadá – às 16h 

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021