Siga o OTD

Vôlei de Praia

Campeões olímpicos pegam líderes do ranking na final da etapa de Curitiba

Os atuais campeões olímpicos, mundiais e brasileiros contra os líderes do ranking brasileiro e presentes nas quatro finais da temporada 2016/2017. Um jogaço se repetirá pela segunda vez seguida no Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) superaram seus oponentes neste sábado (19.11) e decidem o ouro na etapa de Curitiba (PR), neste domingo (20.11).

A partida que decide o campeão no naipe masculino ocorre por volta das 11h, com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. Horas antes ocorre a disputa pela medalha de bronze entre Léo Gomes/Ferramenta (RJ) contra Jô/Vitor Felipe (PB), também com exibição do canal campeão, a partir das 8h30.

Álvaro Filho e Saymon estiveram em todas as finais nesta temporada. Levaram o ouro em Brasília (DF) e ficaram com a prata em Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A parada mineira inclusive foi uma repetição da final que ocorre agora em Curitiba (PR), contra os campeões olímpicos. Alvinho analisou o desempenho regular da nova parceria.

“Atribuo esse bom momento primeiro à confiança daquelas pessoas que acreditam na nossa parceria. Ao meu parceiro Saymon, que abraçou esse projeto quando o convidei para jogar. Também não posso deixar de agradecer a nossa família e amigos, que sempre nos apoiaram. Nossa comissão técnica trabalha muito forte por isso”, disse o paraibano, que comentou a baixa temperatura sentida na capital paranaense.

“Está sendo complicado, pois parece uma etapa na Europa. Para nós que estamos acostumados com o calor, que treinamos no litoral, é uma situação diferente. Mas o vôlei de praia é assim mesmo e o jogador que se adaptar melhor a essas situações levará vantagem”.

Alvinho e Saymon chegaram à final ao superarem Léo Gomes e Ferramenta (RJ) por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 37 minutos. Eles lideram o ranking geral da temporada com 1.120 pontos, enquanto Alison/Bruno Schmidt somam 640 pontos, na nona colocação. Os campeões olímpicos não disputaram a primeira etapa da temporada, pouco depois dos Jogos Olímpicos.

Alison e Bruno Schmidt conquistaram a vaga para a grande final ao vencerem os paraibanos Jô e Vitor Felipe por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 39 minutos de duração. Bruno Schmidt comentou o nível equilibrado do tour nacional e o fato de enfrentar uma dupla da nova geração, que busca estar nos Jogos de 2020.

“Estou muito feliz com mais essa final. Nunca é fácil, ainda mais com vento e o frio atrapalhando um pouco. Esse é o melhor campeonato nacional de vôlei de praia do mundo. A renovação aqui é feita a cada temporada, aumentando o nível da competição. Eu e o Alison, apesar de termos 30 anos, somos atletas experientes. As outras duplas tem a gente como referência, assim como tínhamos Emanuel, Beijamin e Franco. Portanto, estar competindo em meio a tantas duplas boas é o que motiva a nossa parceira”, disse.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e, agora, Curitiba (PR), a próxima parada acontece em São José (SC).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia