Siga o OTD

Vôlei de Praia

Segunda etapa define confrontos de quartas de final

Duplas medalhistas do torneio anterior e novas parcerias avançam na competição

Segunda etapa define confrontos de quartas de final
Fernanda Berti em ação (William Lucas/Inovafoto/CBV)

A 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2021 contou com 30 partidas nesta sexta-feira (08), e definiu os classificados às quartas de final em ambos os naipes. No torneio, que acontece na arena montada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), foram realizados os duelos da segunda rodada da fase de grupos na chave masculina e as oitavas de final de ambos os gêneros.

+Ágatha e Duda se recuperam de derrota na estreia e vencem a primeira no Finals

A competição, que afunilou, segue ao longo deste sábado (09), com as quartas de final e semifinais dos dois naipes. As partidas das quartas, que começam às 9h, e as duas primeiras semifinais (às 14h50 e 15h40)

Nesta sexta-feira (08) a competição continua com as duplas masculinas em mais um round dentro dos grupos, a repescagem e as oitavas de final. Já as mulheres entram em quadra apenas para a disputa de um lugar nas quartas de final.

Torneio feminino

Uma das primeiras duplas femininas a entrar em quadra em busca da vaga na fase seguinte, Andressa/Vitoria (PB/RJ) precisou do tie-break para superar Fabrine/Flávia Moura (BA/RJ) (19/21, 21/12 e 15/9). Após a classificação, Vitoria contou que a experiência recente em eventos do Circuito Mundial deu a elas a bagagem necessária para enfrentar as situações difíceis em partidas decisivas.

“Todos os jogos são difíceis, principalmente quando começa a fase eliminatória. Mas conseguimos nos ajustar, nos ajudar, a gente se escutou muito. Saímos da dificuldade, saímos com a vitória que é o mais importante para a gente hoje. A gente veio de dois campeonatos do Circuito Mundial, que deram uma bagagem enorme para a gente, mas no Circuito Brasileiro as duplas têm muita garra e isso facilita quando a gente vai para fora, porque a gente aprende muito com as jogadoras aqui”, disse Vitoria.

Quartas

Nas quartas de final as adversárias serão Maria Elisa/Fernanda Berti (RJ), às 9h. No mesmo horário se enfrentam Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) e Taiana/Hege (CE). Às 9h50 mais dois duelos. Elize Maia/Thamela (ES) mede forças com Tainá/Vic (SE/MS), e Rebecca/Talita (CE), campeã da etapa passada, joga com Ângela/Tory Paranaguá (DF/CE).

Para avançarem nas oitavas, Ângela e Tory tiveram uma partida muito equilibrada com Aline/Neide (SC/AL), e venceram por 2 sets a 1 (21/13, 17/21 e 18/16). No segundo torneio com a nova parceria, Tory comentou sobre a evolução no entrosamento da dupla, que já rendeu um desempenho melhor nesta etapa.

“Esse jogo foi sofrido! A gente deixou elas abrirem muito no segundo set, mas conseguimos recuperar no tie-break. Eu ainda estou me adaptando às mudanças do novo time, a Ângela tem muita experiência no Circuito Brasileiro e no Circuito Mundial, estamos trocando muitas ideias”, comentou Tory.

Segunda etapa Open do Circuito define confrontos de quartas de final
Tory Paranaguá na 2ª Etapa do Open do Circuito Brasileiro
(William Lucas/Inovafoto/CBV)

Ainda na disputa feminina, as vice-campeãs da primeira etapa da temporada 2021, Bárbara Seixas e Carol Solberg (RJ), entraram no torneio desta semana como cabeça-de-chave número um e vestiram o top dourado. Elas ficaram na primeira colocação do grupo A com duas vitórias. Primeiro 2×0 contra Danny Neves/Eunyce (MS/AL) e, mais tarde, novo triunfo em sets diretos sobre Verena/Val (RJ/CE). Carol analisou o desempenho da dupla após os dois primeiros jogos.

“Foi um dia bom para a gente hoje, a gente estava bem concentrada. A gente sabe a importância que esse primeiro dia tem na caminhada durante o torneio. É importante começar bem, pontuar, ganhar confiança. Foi um dia de chuva, vento, então precisa de mais concentração ainda. A gente se ajudou muito, foi muito consistente. Fico feliz de ter começado o torneio de um modo tão legal.”, comentou Carol.

Carol Solberg no levantamento na na 2ª etapa Open do Circuito Brasileiro (William Lucas/Inovafoto/CBV)

Torneio masculino teve 22 jogos neste sábado

Entre os homens o dia começou com a segunda rodada da fase de grupos e logo em seguida duas partidas de repescagem para completar as últimas vagas nas oitavas de final.

Com os confrontos definidos, a parte da tarde desta sexta-feira foi movimentada com os jogos eliminatórios. Um dos times classificados foi Adrielson/Arthur Mariano (PR/MS), que reedita a parceria da temporada 2019/2020, mas que não tinha ido muito longe na etapa anterior. Nas oitavas eles venceram Gabriel Mussi/Luccas Amorim (RJ/DF) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/19). Adrielson falou sobre o retorno da dupla e a melhoria de desempenho.

“Na última etapa ficamos ainda na fase de grupo e ficamos chateados. Voltamos para casa e nos preparamos ainda mais física e mentalmente. Tivemos um jogo complicado, o Gabriel e o Luccas jogam muito bem. Mas nós conseguimos realizar o que sabemos, um ajudou bastante o outro. Agora o Arthur voltou a morar em Maringá, e isso é um ganho para o time, para os nossos treinamentos, queremos rodar mais o Circuito Mundial, ir mais longe” explicou Adrielson.

Quartas

Nas quartas de final da 2ª Etapa a Adrielson e Arthur Mariano enfrentam Oscar e Saymon (RJ/MS), às 11h30. No mesmo horário do duelo entre Hevaldo/Adelmo (CE/BA) e André/George (ES/PB). André e George, atuais bicampeões brasileiros, ficaram de fora do pódio na etapa anterior. Nesta sexta-feira, eles passaram por Fernandão/Fábio (ES/CE) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15). George comentou sobre a torção que sentiu na etapa passada e que acabou frustrando a equipe, mas que já é algo superado.

“A etapa passada foi atípica pois me lesionei em um dos jogos, e isso mexe com a nossa cabeça e acaba atrapalhando. Eu ainda estou tratando, mas já me sinto zerado. Então conseguimos hoje fazer aquilo que já vínhamos fazendo, jogar soltos. Não temos muito o que mudar, manter o jeito que estávamos fazendo antes é o caminho para retornarmos aos bons resultados”, avaliou George.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nas outras duas partidas das quartas de final masculinas, que acontecem por volta das 11h10, Vitor Felipe e Renato Andrew (PB), campeões do torneio anterior, enfrentam Alison/Guto (ES/RJ). Evandro/Álvaro Filho (RJ/PB), que levou a prata na abertura da temporada 2021, encara os medalhistas de bronze, Pedro Solberg/Arthur Lanci (RJ/PR).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Vôlei de Praia