Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha e Duda perdem nas quartas de final do World Tour Finals

Ágatha e Duda são eliminadas do World Tour Finals em partida que pode ser a última da dupla

Ágatha e Duda - Finals de Vôlei de Praia
(Divulgação/FIVB)

Chegou o momento do mata-mata no World Tour Finals de vôlei de praia de 2021, e as representantes brasileiras, Ágatha e Duda, do Time Dux Nutrition, não tiveram sucesso. Elas encararam as alemãs Karla Borger e Julia Sude pelas quartas de final competição em Cagliari, na Itália e foram superadas por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 24/26 e 15/11.

Infelizmente, essa derrota pode ter sido a última da dupla Ágatha e Duda no cenário internacional. É preciso aguardar as movimentações, mas dificilmente elas permanecerão juntas para o próximo ciclo de Paris-2024.

Ágatha/Duda terminam a fase de grupos do World Tour Finals com três vitórias e uma derrota e sete pontos somados, na 2ª colocação do grupo B.

Pelo regulamento do torneio, as primeiras colocadas de cada grupo tinham vaga direta à semifinal, enquanto as segundas e terceiras disputavam as quartas de final. Com isso, as brasileiras Ágatha e Duda foram para o confronto contra as alemãs Borge e Sude, que terminaram em 3º no grupo A. As adversárias ocupam atualmente a 7ª colocação no ranking mundial.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as adversárias perderam as três partidas da fase de grupos e foram eliminadas. Vale lembrar que as alemãs caíram na mesma chave de Melissa/Pavan, atuais campeãs mundiais, e Berge-Depré/Heidrich, suíças que acabaram levando o bronze olímpico.

Na Olimpíada, Ágatha e Duda acabaram eliminadas nas oitavas de final por outra dupla da Alemanha.

A campanha

Depois de estrear com derrota para as canadenses Pavan e Melissa, atuais campeãs mundiais, Ágatha e Duda recuperaram e venceram as suíças Vergé-Depré e Heidrich, medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no tie-break. Na sequência, ainda nesta sexta, as brasileiras conseguiram uma virada heróica sobre Sponcil/Claes, vencendo a segunda de três partidas.

Com a vitória mais cedo sobre as americanas, as brasileiras somaram cinco pontos no Grupo B e já garantiram a classificação. Isso porque Vergé-Depré e Heidrich perderam o último jogo da fase de grupos, terminando também com cinco pontos. Assim, mesmo que as brasileiras perdessem para as holandesas na parte da tarde, elas iriam a seis pontos, deixando as suíças para trás.

O torneio

O Finals de vôlei de praia acontece desde 2015, e este ano chega à sexta edição. As 10 melhores duplas de cada gênero do ranking disputam uma premiação de, aproximadamente, 4,3 milhões de reais. Ágatha e Duda são as lídera do ranking mundial e somam três medalhas em três participações na competição: um ouro e duas pratas.

Além disso, na história do World Tour Finals, o Brasil tem 12 medalhas. Na primeira edição, em 2015 em Fort Lauderdale (EUA), foram quatro medalhas ouro com Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita, e o bronze de Pedro Solberg/Evandro e Ágatha/Bárbara Seixas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Toronto recebeu a competição em 2016 com ouro para Alison/Bruno Schmidt e prata para Pedro Solberg/Evandro. Em 2017 o evento aconteceu em Hamburgo (ALE). Evandro/André ficou com a prata no masculino, mesmo resultado de Ágatha/Duda no feminino, que ainda teve o terceiro lugar de Larissa/Talita.

Por fim, a cidade alemã recebeu novamente o Finals em 2018 que contou com o título de Ágatha e Duda. A edição mais recente foi em 2019, em Roma (ITA). O Brasil subiu ao pódio feminino com Ágatha e Duda, em segundo, e Ana Patrícia e Rebecca em terceiro.

Mais em Vôlei de Praia