Siga o OTD

Vôlei de Praia

Nina/Carol e Mateus/Gabriel vencem a primeira etapa do Brasileiro Sub-21

Esta foi a primeira competição da categoria no novo formato. Finalistas receberão convites para a disputa da segunda etapa Open

SUb-21 Vôlei de Praia - medalhistas
(Divulgação)

A primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21 de Vôlei de Praia 2021 terminou no início da tarde desta segunda-feira (20). Após a disputa das semifinais e finais de ambos os naipes, Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), no masculino, e Nina/Carol Sallaberry (RJ) no feminino, ficaram com o título do torneio. A competição aconteceu na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ).

+ Temporada de 2021 do vôlei de praia começa na próxima semana com novidades

Entre as novidades da temporada que se inicia está a não exigência que as duplas sejam formadas de atletas da mesma Federação Estadual. A medida trouxe um nível maior de competitividade para a disputa. Prova disso é que apenas uma das seis duplas que subiu ao pódio compartilham a mesma origem.

Decisão feminina

Na decisão feminina a Nina e Carol Sallaberry (RJ) venceram Karol/Thainara (SE/RN) por 2 sets a 0 (34/32 e 21/18). A dupla conquistou o título do torneio com uma campanha invicta, cinco vitórias em cinco partidas e apenas dois sets perdidos. Para Nina, alcançar o título é o fruto de um trabalho árdua feito pela dupla dentro e fora de quadra.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É muito gratificante ver que nosso esforço e treinamento estão dando certo desde a temporada anterior. Agora começamos já com um título, superamos as adversidades do dia, um sol forte e muito calor, para chegarmos ao topo do pódio. Nosso jogo final foi muito difícil, o primeiro set vencemos de 34 a 32”, contou Nina.

Elas abrem a temporada do mesmo modo que encerraram a anterior: vencendo. A dupla venceu 38 dos 39 jogos, e alcançaram quatro títulos em cinco torneios disputados em três categorias diferentes entre junho e julho deste ano. A manutenção da dupla no lugar mais alto do pódio foi de comemoração para Carol Sallaberry, que mostrou confiança.

“A gente veio para cá com o objetivo de mostrar o nosso melhor. Aquilo que fazemos nos treinos e mostrar que, mesmo ocorrendo a mudança da disputa, com as duplas de estados diferentes, conseguimos repetir o resultado, e vencemos. Mostramos que temos condições de estarmos entre as melhores duplas da categoria sub-21”, completou Carol.

Nina/Carol e Mateus/Gabriel vencem a primeira etapa do Brasileiro Sub-21
Nina/Carol e Mateus/Gabriel vencem a primeira etapa do Brasileiro Sub-21 (divulgação)

Decisão masculina

No torneio masculino do do Circuito Brasileiro sub-21 de Vôlei de Praia 2021 quem levou a medalha de ouro foi a dupla formada por Mateus Dultra e Gabriel Zuliani (CE/PR). Na decisão eles venceram Nico e Samuel (RS/SC) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19). Mateus e Gabriel puderam repetir no sub-21 a mesma formação que disputou a última temporada do Circuito Brasileiro Open.

“A gente quer sempre estar no topo, e começar a temporada com um título é fruto do que trabalhamos. Nós não tivemos muitas oportunidades de treinarmos juntos por vivermos em cidades diferentes. Com a possibilidade de repetirmos a dupla que formamos no Open nas competições de base é um fator muito positivo, que aumenta nosso entrosamento e, por consequência, o nível da competição. Estamos felizes em alcançarmos o lugar mais alto do pódio nesta etapa”, disse Gabriel.

O bronze feminino foi para Mafe/Larissa (RJ/CE) que passou por Maria Luiza/Julhia (MG/ES) por 2 sets a 1 (14/21, 21/12 e 15/13). No masculino Patrick e Matheus Manaus (PR/AM) levaram a melhor sobre Johann/Lucas Sampaio (RJ) por 2 sets a 0 (23/21 e 21/18) e completaram o pódio.

As duas duplas finalistas de cada naipe também tiveram mais um motivo para comemorar além das medalhas. As quatro parcerias receberão convites (Wild Card) para o ingresso direto no torneio principal da segunda etapa Open, que acontece em outubro, mais uma vez na EsEFEx.

Além das semifinais e disputas por medalhas, a segunda-feira contou ainda com partidas válidas pela definição das posições intermediárias da competição (5º a 7º). A temporada 2021 do Circuito Brasileiro sub-21 de Vôlei de Praia terá ainda mais uma etapa, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, em Itapema (SC).

Lucas Sampaio e Johann (RJ) foram os primeiros a garantirem vaga na semifinal, após vencerem Gui Pacheco/Bruno (PR/SP) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/15). Nesta segunda-feira, eles enfrentam Nico e Samuel (RS/SC), que passaram por Victor/Lucas Guimarães (RJ), parciais de 21/12 e 21/6.

Mais em Vôlei de Praia