Siga o OTD

vôlei de praia CBV sul-americano sub-21

Vôlei de Praia

Primeira etapa do Circuito sub-21 começa nesta sexta-feira

Campeonato será disputado no Rio de Janeiro e terá uma novidade: duplas não precisam mais ser formadas por atletas da mesma federação

(Divulgação/CBV)

Primeira etapa do Circuito sub-21 começa nesta sexta-feira

A temporada 2021 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia terá início nesta sexta-feira (17), com a disputa da primeira etapa sub-21. O torneio será no Rio de Janeiro (RJ), na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e contará com uma novidade no formato: as duplas poderão ser formadas por atletas filiados a Federações diferentes.

Até então, a competição sub-21 era disputada por seleções estaduais, como continuará ocorrendo nos torneios sub-19 e sub-17. Na última temporada sub-21, encerrada em julho deste ano por conta da pandemia de COVID-19, o Rio de Janeiro foi campeão feminino, e Pernambuco conquistou o título no masculino.

A primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21 de vôlei de praia começa com a disputa do qualifying, fase classificatória, nesta sexta-feira. A partir das 8h (de Brasília), 20 duplas de cada naipe se enfrentam em jogos eliminatórios, com quatro times masculinos e quatro femininos avançando para a chave principal.

+ Seleção do Brasil embarca para o Mundial Sub-18 no México

A fase de grupos será no sábado (18), com 16 parcerias de cada naipe, divididas em quatro grupos com quatro duplas. O primeiro de cada chave avança diretamente para as quartas de final. Os segundo e terceiro colocados disputam as oitavas de final.

No torneio feminino, as 12 duplas já garantidas na fase de grupos são Nina/Carolina (RJ), Thainara/Karol (RN/SE), Maria/Julhia (MG/ES), Anne Kolbow/Lara (RJ), Manu Niemeyer/Renatinha (RJ/MS), Izadora/Gabriella (PR), Mafe/Larissa (RJ/CE), Malu Bozzi/Emanuely (MG), Helena/Lari (SC), Mayara/Vitoria Lima (PR/CE), Gabriela/Giovana (PE/PB) e Mayra/Thais (PE).

Os 12 times masculinos assegurados no torneio principal de vôlei de praia são João Pedro/Lucas Casas (RJ/SC), Gustavo/Denilson (MS/PE), Cadu/Anthony (MS), Lucas Sampaio/Johann (RJ), Dalaqua/Alex (SP/MG), Guilherme/Henrique (PE), Patrick Miranda/Mateus Manaus (PR/AM), Samuel/Nico (SC/RS), Misael/Matheus (SP/RJ), Pablo/Isac (PB), Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Vinicius/Isaque (SC/ES).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O domingo (19) terá as oitavas e quartas de final, além das disputas pelo nono, 11º, 13º e 15º lugares. As semifinais e a final, além das disputas pelo bronze, pela quinta e pela sétima colocações, serão na segunda-feira (20).

Brasil define representantes do Pan-Americano sub-23

Victoria foi convocada para o Pan-Americano sub-23 (Divulgação/CBV)

A CBV divulgou também nesta quinta-feira (16) as duplas convocadas para a disputa da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos sub-23 de vôlei de praia, programados para acontecer entre 25 de novembro e 5 de dezembro, em Cali, na Colômbia. Foram chamadas, para o torneio masculino os irmãos Rafael e Renato Andrew (PB) e, para o feminino, Thainara/Victoria (RN/MS).

Além dos atletas, também foram chamados os treinadores que acompanharão as duplas na competição. Ariel Uchoa será o responsável pelo time feminino, enquanto Caio Bruno acompanhará o masculino.

As vagas para o Pan sub-23 foram conquistadas em julho, após duas etapas de Eliminatórias disputadas em Assunção, no Paraguai. Na ocasião, o Brasil foi representado por Thâmela/Vitoria (ES/RJ) e Mateus Dultra/Johann (CE/RJ), com dois ouros no feminino e um ouro e uma quinta colocação no masculino.

Mais em Vôlei de Praia