Siga o OTD

Vôlei de Praia

Esporte e negócio: o lado empreendedor de Adriana Samuel

Depois de fazer história dentro das quadras, a medalhista olímpica descobriu o amor por empreender e hoje gere um time de atletas e projetos sociais

Adriana Samuel - Vôlei de praia
Adriana Samuel se aposentou em 2001 e agora trabalha gerindo outros atletas e projetos sociais (Instagram/adriana.samuel)

Adriana Samuel fez história dentro das quadras. Em Atlanta-1996, ao lado de Mônica Rodrigues, Sandra Pires e Jaqueline Silva, ela conquistou as primeiras medalhas olímpicas femininas do Brasil. Hoje, após quase 19 anos, aposentada das quadras de vôlei de praia, ela continua atuando no meio esportivo. Afinal de contas, o pioneirismo e o esporte estão no DNA.

“A vida do atleta é muito curta. E aqui no Brasil a gente não tem o esporte junto com o estudo, para quando parar de jogar ter uma formação. Você se vê muito perdido. Mas no meu caso, eu fui muito feliz e tive muita sorte, porque no vôlei de praia, você tem que ser a sua gestora, você precisa se autoadministrar, porque não tem um clube, com estrutura toda pronta… Na praia, você tem que empreender e eu amava essa parte”, contou a ex-atleta em live com Olimpíada Todo Dia.

Adriana Samuel
Adriana e o bronze em Sydney-2000 (Instagram/Adriana.Samuel)

Assim, de auto gestora, Adriana Samuel passou a gerir outros atletas e projetos. Hoje, ela comanda um time das mais variadas modalidades, conectando promessas, revelações e atletas renomados à empresas, com objetivo de fortalecer parcerias e agregar valor para ambos. A cada ano que passa, o seu lado empreendedor florece mais.

+CONHEÇA O BLOG OTD DELAS

“Então já foi uma coisa intuitiva, de DNA, já era uma coisa minha. O vôlei de praia foi a minha faculdade e nada melhor do que a prática, eu aprendi fazendo. E isso me deu tudo o que eu acabei fazendo no meu pós-carreira. Eu tive sorte, porque pude aproveitar de alguma forma o que eu fazia”, pontuou.

Projetos sociais

Adriana Samuel gere também projetos sociais (Instagram/adriana.samuel)

O pós-carreira, ou melhor, a nova carreira, trouxe também a oportunidade de Adriana Samuel fazer a diferença, desta vez, fora das quadras. Dessa forma, além de gestora dos atletas, ela tem projetos sociais de inclusão através do esporte. Além da escolinha de vôlei, Adriana tem também o mais recente projeto “Sem Barreiras”, que une vôlei, judô e atletismo.

“A gente acha que vai dar, proporcionar oportunidades, mas na verdade é a gente que recebe de volta. Esse projeto (Sem Barreiras) me ensinou tanto, me faz tão feliz. É impressionante como escuto sempre, no dia a dia mesmo, que esse projeto veio para mudar a vida deles, porque não tinham nada. É dar oportunidade para quem não tem. A melhor sensação é quando eu vejo a alegria daquelas crianças, daqueles jovens, de estarem usando a roupa do projeto, com aquela autoestima e a sensação de pertencimento”, ressaltou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

E assim, se depender de Adriana Samuel, o mundo dos negócios esportivos vai poder contar com ela e sua veia de gestora por muito tempo.

“Eu não sou muito de projetar a longo prazo, mas hoje eu estou muito feliz no que estou fazendo e sou muito realizada mesmo. Enquanto meus olhos continuarem brilhando com o que eu faço, eu quero continuar fazendo. Não tem coisa mais incrível do que ter uma ideia e depois fazer aquilo acontecer. É uma medalha, um gol. E isso é de uma realização incrível para mim”, concluiu.

Confira a live completa com Adriana Samuel:

Mais em Vôlei de Praia