Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasileiro começa quinta com as duplas classificadas pra Tóquio

Ágatha e Duda, e Ana Patrícia e Rebecca, que vão aos Jogos, são destaque no início do Brasileiro na bolha de Saquarema

Ágatha/Duda Ágatha e Duda King of the Court circuito brasileiro de vôlei de praia
Ágatha e Duda já disputaram, e venceram, um torneio após a retomada (facebook/agathaeduda)

A temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá início nesta semana em Saquarema, no Rio. Duas duplas femininas classificadas para os Jogos em Tóquio, Ágatha e Duda, e Ana Patrícia e Rebecca, estão confirmadas e não escondem a expectativa para entrar em ação

“A preparação para Tóquio será justamente o caminho que vamos percorrer, os torneios que vamos jogar até lá para nos prepararmos. E ter competições já no nosso calendário é muito bom”, disse Ágatha, que foi medalha de prata nos Jogos do Rio-2016, jogando ao lado de Bárbara.

Antes do início aqui pelo Brasil, Ágatha e Duda voltaram a disputar uma competição na semana passada e foram campeãs do King of the Court, na Holanda. O torneio tem formato exibição, com regras diferentes.

Ágatha/Duda Ágatha e Duda King of the Court circuito brasileiro de vôlei de praia
Ágatha e Duda venceram o King of the Court na Holanda (facebook/agathaeduda)

Ana Patrícia também comentou sobre o retorno. “Muito do que realizamos nos treinamentos é colocado em teste nos jogos. Além disso, o nível do Circuito Brasileiro é muito alto e vai nos ajudar nessa preparação. Estamos sempre pensando um passo de cada vez e felizes em poder voltar a fazer o que amamos.”

Ana Patrícia e Rebecca são as atuais campeãs brasileiras e chegam para o torneio como a dupla cabeça de chave número 1. A temporada passada foi encerrada faltando uma etapa, por conta da pandemia, mas a parceria tinha grande vantagem de pontos e precisava somente entrar em quadra no último evento para garantir a conquista. Assim, foi declarada campeã.

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

As chaves de Ágatha e Duda e de Ana Patrícia e Rebecca serão conhecidas na quinta-feira, após o qualifying. Além delas, outros 10 times já estão garantidos pelo ranking de entradas e wild card (convite).

São eles Talita/Carolina Solberg, Victoria/Tainá, Bárbara Seixas/Carol Horta, Juliana/Josi, Hegê/Ângela, Val/Aline Lebioda, Andressa/Vitoria, Andrezza/Neide, Elize Maia/Thâmela e Taiana/Paula Pequeno.

Ana Patrícia/Rebecca Ana Patrícia e Rebecca circuito brasileiro de vôlei de praia temporada Saquarema início
Rebecca e Ana Patrícia são as atuais campeãs do circuito (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Os jogos terão início na quinta-feira (17), com o qualifying. A fase de grupos começa no dia seguinte com 16 times. Eles serão divididos em quatro grupos com quatro duplas cada.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. O último colocado do grupo está eliminado.

O torneio segue em formato eliminatório direto, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Protocolo de prevenção

O início do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia será no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), sob protocolos de prevenção à Covid-19. Não haverá público.

Todos os atletas chegarão a Saquarema um dia antes, responderão a um questionário, aferirão a temperatura, oximetria e farão novo teste de Covid-19. Quem testar positivo não irá competir.

A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) Saquarema
Vista aérea do CDV, em Saquarema (AppleMark)

“Amamos jogar com arena lotada, mas sabemos que isso não é possível e que este formato é o ideal para a fase que vivemos. Estamos felizes em poder voltar nesse esquema interno em Saquarema”, disse Ágatha.

Restante da temporada

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia também será realizada em Saquarema, em outubro, entre os dias 15 a 18 (feminino) e 22 a 25 (masculino).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As outras três da temporada 2020/2021 ainda terão locais definidos, mas já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes.

Mais em Vôlei de Praia