Siga o OTD

Vôlei de Praia

Olímpicos, Ágatha/Duda e Evandro/Bruno decidem em Maceió

Ágatha/Duda e Evandro/Bruno fizeram suas estreias no Circuito Brasileiro em 2020 e chegaram à final. Decisão feminina marca encontro entre Duda e sua mãe Cida, técnica da dupla adversária.

Olímpicos, Ágatha e Duda e Evandro e Bruno farão finais em Maceió

Duas das quatro duplas que representarão o Brasil no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio farão as finais em seus respectivos naipes na Etapa do Circuito Brasileiro de Maceió (AL). Ágatha/Duda (PR/SE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) enfrentarão Tainá/Victoria (SE/MS) e Ricardo/Vítor Felipe (BA/PB) na manhã deste domingo (16). A decisão masculina ocorrerá às 9hs, enquanto que a feminina ocorre às 9h50.

A definição dos finalistas da quinta parada do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2019/2020 aconteceu no início da noite deste sábado (15), na arena montada na Praia de Pajuçara. O público presente pode acompanhar os duelos acirrados entre as quatro duplas semifinalistas.

A primeira dupla a garantir um lugar na decisão foi Ágatha e Duda, uma das duplas com vaga assegurada em Tóquio. Elas estrearam em jogos oficiais na temporada e superaram na semifinal a outra dupla classificada aos Jogos Olímpicos, Ana Patrícia/Rebecca. Vitória por 2 sets a 1 (21/18, 20/22, 8/15) que foi muito comemorada por Duda.

“É sempre bom voltar a jogar. Nós amamos treinar, mas nossa vontade de competir é maior ainda. A gente quer sempre fazer o nosso melhor dentro de quadra, testar nosso nível. Chegar na final em nosso primeiro torneio do ano, enquanto as outras duplas já disputaram pelo menos um evento a mais, é um prêmio”, disse Duda, que falou sobre a virada.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A situação foi exatamente igual no masculino. Evandro e Bruno Schmidt também enfrentaram na semifinal a outra dupla brasileira que vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison e Álvaro Filho (ES/PB).

Assim como Ágatha/Duda, os dois times semifinalistas no masculino disputaram em Maceió o primeiro torneio de 2020, abrindo mão da etapa em João Pessoa (PB) visando a preparação para os Jogos. Na semifinal, Evandro e Bruno venceram o duelo contra Alison e Álvaro, de virada, por 2 sets a 1 (19/21, 21/11 e 15/8).

Evandro se destacou na partida com o saque forte e o bloqueio eficiente. Ao fim da partida ele ressaltou que a dupla ainda precisa crescer na parte física, algo natural pelo momento da preparação da equipe, mas que o trabalho está sendo feito com cuidado e atenção. Ele ainda elogiou o parceiro Bruno pela atuação.

“Nós sabemos que ainda não estamos na nossa melhor forma, precisamos melhorar muita coisa ainda. Mas ali dentro de quadra a vontade fala mais alto, a vontade de crescer, de ganhar, de dar o melhor. Os treinos pós-férias estão sendo gradativos, estamos evoluindo de maneira linear, sem pressa. Tenho uma admiração muito grande pelo Bruno. Ele tem me ensinado muitas coisas. Fico feliz de estar fazendo a minha parte para chegarmos onde estamos. Nossa equipe, nós dois e toda comissão técnica somos como uma grande família, e isso tem dado resultado”, contou Evandro.

Evandro e Bruno comemoram vaga na final em Maceió. Crédito: CBV

Na segunda partida das semifinais masculinas Ricardo e Vítor Felipe superaram André/George (ES/PB), dupla que lidera o ranking geral e campeã na última etapa, em João Pessoa. O campeão olímpico e o parceiro medalhista pan-americano levaram a melhor por 2 sets a 0 (24/22 e 21/8). Aos 45 anos, Ricardo segue disputando medalhas e tenta o quarto título em Maceió. O primeiro veio na temporada de 1999, ao lado de Zé Marco.

Na outra semifinal feminina, Tainá e Victoria superaram Fernanda Berti e Taiana por 2 sets a 1 (20/22, 21/17, 12/15) e avançaram para a primeira final da parceria na temporada 19/20. Com isso, a final feminina ficará marcada pelo encontro de Duda com sua mãe, Cida, técnica de Tainá/Victoria. Tainá comentou sobre o assunto após a partida.

“Nós enfrentaremos uma dupla que é quase a mesma equipe que a nossa, com quase todos os mesmos profissionais. Elas (Ágatha e Duda) são duas pessoas muito queridas por nós, e sabemos que a Cida (técnica da equipe e mãe de Duda) ficará com o coração muito dividido. Mas acredito que ela está bastante feliz com as duas equipes na final, e vai vencer quem for melhor”, declarou Tainá, campeã mundial Sub-19 ao lado de Duda em 2013.

A disputa do bronze entre Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e André/George (ES/PB) começa um pouco mais cedo, às 8h30. No feminino, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) enfrentam Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE). A partida acontece às 9h20 (de Brasília)

Mais em Vôlei de Praia