Siga o OTD

Vôlei de Praia

Paraibanos se destacam no quali da etapa de João Pessoa

Três atletas da casa avançaram para a fase de grupos, aumentando para oito o número de representantes da Paraíba

Etapa de João Pessoa de vôlei de praia
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A disputa da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia começou nesta quinta-feira para os homens, com as partidas válidas pelo qualifying. Foram realizados 16 jogos na arena montada na Praia do Cabo Branco, com 32 times lutando por oito vagas na fase principal do torneio. E os paraibanos se destacaram, com três atletas da casa avançando entre os classificados, aumentando para oito o número de representantes (masculino e feminino).

A etapa de João Pessoa (PB), a 30ª realizada na cidade, ocorre até este domingo (26). Os jogos da fase de grupos do masculino começam nesta sexta-feira (24), às 8h30 (de Brasília), enquanto as duas semifinais serão no e sábado (25) e as finais no domingo.

Avançaram à fase de grupos após vencerem um jogo eliminatório no qualifying: os gêmeos Rafael/Renato (PB), Pedro Resende/Gabriel Santiago (PB/DF), Márcio Gaudie/Álvaro Andrade (RJ/SE), Léo Gomes/Igor Borges (RJ), Luccas Lima/Guto Dulinski (SP), Lipe/Rafael (CE/PR), Jefferson/Miguel (CE/MS) e Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE).

+SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Campeões mundiais Sub-21, os irmãos Rafael e Renato enfrentaram na disputa pela vaga um velho conhecido. O também paraibano Klaus, parceiro de Ícaro, com quem foi campeão brasileiro sub-19 em 2006, foi o primeiro treinador da dupla, ainda na iniciação esportiva de ambos. O mestre acabou superado pelos alunos, mas foi muito elogiado.

“Esta é sempre uma etapa especial, claro que há sempre aquele peso, aquela responsabilidade de jogar em frente aos amigos e familiares. E ainda enfrentamos uma dupla muito boa, Klaus e Ícaro. Klaus já foi meu técnico, sou muito grato a ele. Assisti ele e o Ícaro disputarem quartas de final aqui em João Pessoa, quando era só um garotinho. Jogar contra ele é algo muito especial, mesmo com a torcida dividida, foi bom ver que todos gostaram de assistir”, pontuou.

+Disputas do quali definem grupos do feminino em João Pessoa

Pedro Resende, filho do campeão olímpico Ricardo, também avançou e será mais um paraibano em ação. O atleta de 23 anos comentou a alegria por vencer um duelo tenso.

“E uma das etapas que bate mais ansiedade, pois você não quer perder na frente de seus amigos, quer fazer um espetáculo para todos que vieram te assistir. Tem que saber controlar essa ansiedade. Eu não tinha jogado tão bem em etapas aqui em João Pessoa, então desta vez foi um bom começo. Tivemos um jogo duro, apesar de ter sido por 2 sets a 0, colocamos o nosso ritmo de jogo, soubemos impor nossa estratégia. Botei o bigode para prestigiar o Gabriel, foi uma brincadeira nas redes sociais, e vai durar até o final da etapa”, destacou.

+SIGA NOSSO PERFIL NO TWITTER

As 24 equipes classificadas (16 pelo ranking e oito do qualifying) são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os times já garantidos pelo ranking são André/George (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Pedro Solberg/Guto (RJ), Saymon/Arthur Lanci (MS/PR), Thiago/Oscar (SC/RJ), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Adrielson/Arthur Mariano (PR/MS), Fernandão/Harley (ES/DF), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Bruno/Jô (AM/PB), Averaldo/Marcus (TO/RJ), Felipe Cavazin/Anderson Melo (PR//RJ), Adelmo/Moisés (BA) e Lazaro/Matheus (GO/SE).

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre de 2019, e quatro que acontecem neste primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Mais em Vôlei de Praia