Siga o OTD

Vôlei de Praia

João Pessoa recebe primeira competição do circuito do ano

Quarta etapa da temporada 2019/2020 abre o calendário de competições com presença de grandes duplas

João Pessoa recebe primeira competição do circuito do ano (1)
crédito: divulgação CBV

O Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2019/2020 está de volta nesta semana, com a realização da quarta etapa da temporada. João Pessoa (PB) será sede do torneio que abre o ano entre quarta-feira (22.01) e domingo (26.01), com entrada franca ao público na arena montada na Praia do Cabo Branco, altura da Avenida Monsenhor Odilon Coutinho. A competição conta com transmissão ao vivo de todos os jogos a partir da fase de grupos.

Além de abrir o ano de 2020 ao vôlei de praia brasileiro, a etapa de João Pessoa também terá uma marca especial. Será a 30ª vez que a capital paraibana recebe o evento. É a única cidade do país que esteve presente em todas as edições do tour desde sua criação, em 1991. E a etapa também trará algumas novidades nas duplas que disputarão o circuito, como a nova formação da medalhista olímpica Bárbara Seixas com a medalhista pan-americana Carolina Horta. A cearense comentou o convite para o novo projeto e destacou a vontade de entrar em quadra.

“Fiquei muito feliz com o convite da Bárbara para formarmos a dupla, sempre tive admiração por ela como atleta e como pessoa, pudemos conviver de maneira mais próxima no Mundial de vôlei de praia 4×4 em Doha, no ano passado. Não esperava o convite, mas topei na mesma hora, estamos treinando bastante, vim para o Rio de Janeiro, treinamos juntas para nos prepararmos da melhor maneira possível. Estamos bastante focadas nos treinos, com muita vontade de fazer esse projeto dar certo”, declarou Carol.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A competição terá todos os jogos transmitidos ao vivo. Da fase de grupos até as semifinais a exibição acontece pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). No sábado, a partir das 18h, duas semifinais serão transmitidas pelo SporTV, que também exibe as finais masculina e feminina no domingo, a partir das 10h.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira (feminino) e sexta-feira (masculino). As outras oito vagas restantes para completar os 24 times ficam abertas para serem disputadas entre até 32 duplas no torneio classificatório (qualifying), que acontece na véspera da estreia de cada naipe.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os 16 times já garantidos no naipe masculino pelo ranking de entradas são André/George (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Pedro Solberg/Guto (RJ), Saymon/Arthur Lanci (MS/PR), Thiago/Oscar (SC/RJ), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Adrielson/Arthur Mariano (PR/MS), Fernandão/Harley (ES/DF), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Bruno/Jô (AM/PB), Averaldo/Marcus (TO/RJ), Felipe Cavazin/Anderson Melo (PR//RJ), Adelmo/Moisés (BA) e Lazaro/Matheus (GO/SE).

Já pelo torneio feminino, as 16 equipes que entram direto na fase de grupos, pela posição no ranking de entradas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Talita/Carol Solberg (AL/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Ângela/Juliana Simões (DF/PR), Andrezza/Neide (AM/AL), Josi/Juliana (SC/CE), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Vivian/Jéssica (PA), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Elize Maia/Thamela (ES), Rafaela/Ingridh (PA/PR), Verena/Hegê (CE) e Solange/Teresa (DF/CE).

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre de 2019, e quatro que acontecem neste primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

Mais em Vôlei de Praia