Siga o OTD

Vôlei de Praia

Camp de treinamento lapida promessas em Saquarema

Foram 17 meninas e 18 meninos observados pela comissão técnica visando inclusive o Mundial Sub-19 e os Jogos Olímpicos da Juventude

Camp de treinamento de vôlei de praia em Saquarema
(Renan Rodrigues/CBV)

Os trabalhos com as seleções de base de vôlei de praia já começaram em 2020 visando as principais competições. Nesta segunda-feira (20), foi concluído o primeiro camp de treinamento para as jovens promessas realizado em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Ao todo, 18 meninos e 17 meninas participaram das atividades, realizadas desde o dia 12 no Centro de Desenvolvimento de Voleibol. A convocação se deu por observações em peneiras em todas as regiões do Brasil, bem como participações em laboratórios anteriores.

Dentre os objetivos estão desenvolver os mais jovens para os jogos Pan-Americanos da Juventude, em 2021, na Colômbia, e os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2022, no Senegal.

Já os mais velhos participam de testes para identificar o potencial e formar duplas para a disputa do Mundial sub-19, que acontece em setembro, na Tailândia.

“Temos um grupo mais jovem, com meninos de 14, 15 anos, onde passamos as noções mais iniciais, e outro grupo com atletas nascidos em 2002 e 2003, com um trabalho mais intenso, de rendimento. Neste período estamos avaliando o trabalho em equipe, como eles reagem aos treinos, noções táticas. É um trabalho contínuo e de longo prazo”, explica Robson Xavier, técnico da seleção masculina de base de vôlei de praia.

A rotina no camp de treinamento de Saquarema foi a mesma das duplas adultas que treinavam ao lado – Ágatha/Duda e Evandro/Bruno Schmidt – classificadas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020.

+ Ágatha e Duda iniciam preparação para Tóquio em Saquarema

Treinamento com bola, utilizando a estrutura de seis quadras disponíveis em Saquarema, parte física na academia com equipamentos modernos, fisioterapia, alimentação e muito estudo.

“Os jovens almejam conhecer o CDV, só de estarem aqui já é um grande estímulo para eles. Aqui encontramos toda estrutura necessária para o desenvolvimento, quartos excelentes, com ar condicionado, alimentação perfeita, estrutura de quadra muito boa. Eles estão aqui só para jogar vôlei, pensam em voleibol 24 horas por dia. A melhoria deles em uma semana é visível, e voltam aos seus centros de treinamento motivados, querendo crescer mais”, acrescenta Robson Xavier.

O técnico Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’, responsável pela seleção feminina de base, também destacou a importância do Camp. Ele destaca que os períodos de treinamento concentrados em Saquarema já vêm sendo realizados com ótimos resultados nos últimos anos.

“O Camp é uma atividade que sempre rende ótimos frutos, estamos sempre buscando esses períodos de trabalho para que possamos acompanhar os jovens de perto. Temos um grupo Sub-17 e um grupo Sub-19. São meninas novas, altas, algumas mais jovem foram até promovidas para a categoria de cima. Boa parte delas foi observada desde 2018, participando de Camps em 2019”, disse Big, que completou.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

“Estamos em contato com seus técnicos, acompanhando o trabalho nos seus centros de treinamento. Aqui elas possuem o tempo otimizado, não precisam se deslocar, não se preocupam com alimentação. Elas passam por treinamentos com bola, parte física, fisioterapia, sentindo como é a rotina de uma seleção de vôlei de praia adulta. Elas estão atendendo muito bem ao que era esperado”.

A comissão técnica que participa do camp de treinamento de Saquarema também conta com Ariel Uchoa, Leonardo Santos, Celso Jantorno, Giuliano Sucupira e Caio Bruno Lopes. Os jovens também tiveram em Saquarema a possibilidade de estarem em contato com os ídolos, casos das duplas de vôlei de praia adultas que treinam no mesmo espaço. Ainda em 2020 outros camps serão realizados, com datas que serão divulgadas em breve.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia