Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasileiras povoam eliminatório do mundial de vôlei de praia

As quatro duplas brasileiras no feminino passaram para o torneio eliminatório do Mundial e já conhecem próximas adversárias

Fernanda Berti (esq) e Bárbara comemoram ponto no Mundial de vôlei de praia
Fernanda Berti/Bárbara venceram mais uma (FIVB)

O Brasil colocou suas quatro duplas do feminino no torneio eliminatório do Campeonato Mundial de vôlei de praia, em Hamburgo, na Alemanha. A fase de grupos terminou nesta terça (2). Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Fernanda Berti/Bárbara saem invictas em primeiro, enquanto Carol/Maria Elisa teve apenas um revés.

No último dia da fase de grupos do Mundial de vôlei de praia, o Brasil entrou em quadra duas vezes, com vitória de Fernanda Berti/Bárbara Seixas e o revés de Carol Solberg/Maria Elisa. Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca já estavam classificadas em primeiro de suas chaves. Ágatha/Duda e Fernanda Berti/Bárbara Seixas ganharam as três sem perder sets.

+ TABELA DO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA

Próximas rivas no Mundial de vôlei de praia

A primeira fase eliminatória – dezesseis avos de final ou Round 32 – acontece nesta quarta-feira (3), com 16 partidas de ‘mata-mata’ que antecedem as oitavas de final. Os confrontos são definidos em sorteio direcionado, com os times mais bem colocados enfrentando aqueles que se classificaram com os piores resultados.

Nesta fase, Ágatha/Duda vai enfrentar as norte-americanas Kerri Walsh/Sweat; Fernanda Berti/Bárbara Seixas joga contra as austríacas Plesiutschnig/Schutzenhofer, Carol Solberg/Maria Elisa enfrenta as norte-americanas Alix Klineman/April Ross, e Ana Patrícia/Rebecca encara o vencedor da partida de Lucky Looser, que será disputado no final da tarde desta terça-feira.

Se os quatro times do Brasil seguirem avançando eles só se encontram nas quartas de final.

Ágatha e Duda garantiram a liderança do grupo F do Mundial de vôlei de praia

Ágatha e Duda não perderam sets ainda (FIVB)

Fernanda e Bárbara vencem

Fernanda e Bárbara mantiveram os 100% de aproveitamento ao superarem as finlandesas Lahti/Parkkinen por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), em 36 minutos de duração nesta terça. Fernanda Berti foi a maior pontuadora do duelo, com 17 acertos (15 ataques e dois bloqueios). Ela comentou a vitória e a primeira fase concluída de maneira invicta.

“Foi um ótimo jogo, Bárbara defendeu e sacou muito bem, o vento estava dificultando para recepcionar em um determinado lado da quadra, mas soubemos contornar isso. Tivemos uma partida bastante consistente. A gente encarou cada jogo de maneira muito específica, passo a passo. São adversários diferentes, estilos específicos”, destacou Fernanda.

Bárbara comentou a aplicação tática do time para vencer as finlandesas, contra quem não haviam jogado ainda nesta temporada.

“Acho que tivemos uma atenção especial com a parte tática, desenvolvemos tudo que tínhamos estudado e combinado. Isso também ajudou no passe e nos levantamentos, estou muito feliz com nossa atuação. O nosso pacto é que o próximo jogo é sempre o mais importante, que o que vem na sequência tem que ser encarado com total atenção, vamos seguir assim, aplicadas e com muita vontade”, disse a defensora.

Maria Elisa no Mundial de vôlei de praia

Maria Elisa (foto) e Carol Solberg seguem firmes no Mundial (FIVB)

A outra dupla brasileira que jogou nesta terça, Carol Solberg e Maria Elisa, vinham de duas vitórias, mas acabaram superadas pela primeira vez em Hamburgo. Pperderam por 2 sets a 1 (22/24, 21/14, 9/15) para as norte-americanas Larsen/Stockman, em 51 minutos. Maria, maior pontuadora do duelo com 25 acertos, comentou a partida.

“Acredito que a principal dificuldade foi consertar passe e levantamento. O jogo foi disputado, equilibrado, as meninas jogaram muito bem. Defenderam e concluíram melhor em alguns momentos. Poderíamos ter vencido também, mas acredito que o conjunto passe e levantamento foi um ponto que ficamos um pouco abaixo. Mas vamos com tudo, entrar com firmeza nos próximos jogos, estou confiante no nosso time”, declarou. Apesar do revés, Carol e Maria avançaram em segundo lugar da chave.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia