Siga o OTD

Vôlei de Praia

Cabo Frio recebe circuitos brasileiro Challenger e Sub-19

Sub-19 vai conhecer os campeões gerais da temporada e o Challenger conta com os melhores times do país, com exceção das duplas que estão no Mundial

Cabo Frio recebe brasileiro Challenger e brasileiro sub-19 de vôlei de praia
CBV/Divulgação

A cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, viverá uma semana de muito vôlei de praia, recebendo dois torneios de nível nacional de terça-feira (2) a domingo (7). O primeiro deles será o Circuito Brasileiro Sub-19 e depois será realizado o Circuito Brasileiro Challenger.

O Circuito Brasileiro Sub-19 está na terceira e última etapa. Assim, além dos vencedores da etapa em si, também serão definidos na cidade da Região dos Lagos os campeões gerais da temporada, somando o desempenho das três paradas.

Já de sexta-feira (5) a domingo acontece a disputa do Circuito Brasileiro Challenger, torneio da categoria adulto que conta com os melhores times do país, com exceção das duplas que estão disputando neste mês o Campeonato Mundial, na Alemanha.

As duas competições acontecem na Praia do Forte, altura da Praça das Águas. A entrada na arena é franca.

O Circuito Brasileiro Sub-19 conta com quatro grupos de quatro times em cada naipe, formados da seguinte forma: 12 primeiras duplas do ranking de entradas e quatro duplas que garantiram vaga vencendo o classificatório, disputado na terça-feira.

Já estão garantidos pelo ranking de entradas no masculino os times Jefferson/Denílson (PE), Misael/Guilherme (SP), Lucas/João Pedro (RJ), Samuel/Euller (SC), Wudney/Allan (SE), Adrian/Lucas (BA), Tonny/Carlos Eduardo (MS), João Vitor/Divino (DF), Thiego/Pablo (PB), Luis/Alex (MG), Gabriel/Patrick (PR) e Mateus/Diego (CE).

No naipe feminino, estão já classificadas à fase de grupos Thainara/Cecilia (RN), Helena/Lari (SC), Manuela Niemeyer/Rafaela (RJ), Camila/Maria (PE), Isabella/Luana (SP), Marina/Luisa (DF), Laiza/Beatriz (BA), Karol/Ágatha (SE), Pamella/Giovana (PB), Maria/Emanuely (MG), Larissa/Vitória (CE) e Giovana/May (PR).

A parada em Cabo Frio (RJ) será a terceira de três da temporada 2019. A primeira aconteceu em Fortaleza (CE), no início de fevereiro, com títulos para Maria Clara/Anna Beatriz (RJ) e Thiego/Pablo (PB). A segunda etapa foi disputada em junho, em Jaboatão (PE), com títulos para Karol/Ágatha (SE) e Gustavo/Gabriel (RJ).

Sergipe lidera o ranking do naipe feminino, com 380 pontos. O Rio de Janeiro aparece em segundo, com 340 pontos, com a Paraíba em terceiro, somando 300 pontos. No masculino, Paraíba e Paraná estão empatados na primeira posição, com 340 pontos somados, e o Rio de Janeiro aparece na sequência, com 320. Os pontos de cada etapa vão para o estado, de acordo com a dupla mais bem colocada.

Formato do Circuito Brasileiro Challenger

A competição acontece ao longo de três dias, com jogos simultâneos nos naipes masculino e feminino. O primeiro dia (terça-feira) é reservado para o classificatório, onde até 32 times disputam as últimas quatro vagas à fase de grupos. No segundo dia (quarta-feira), acontecem as partidas da fase de grupos, repescagem e quartas de final, enquanto no terceiro (quinta-feira) são disputadas partidas das semifinais e disputas de medalha.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase anterior, de repescagem. As duplas que ficam em quarto lugar no grupo estão eliminadas na primeira fase. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia