Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasileiros estreiam com vitória no masculino em Hamburgo

Alison/Álvaro Filho e Pedro Solberg/Vitor venceram na primeira partida no torneio; Evandro/Bruno e André/George entram em quadra neste sábado

FIVB

O Brasil estreou no torneio masculino do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2019 com duas vitórias nesta sexta-feira (28.06), em Hamburgo (Alemanha). Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) começaram a competição com o pé direito, somando pontos importantes pela fase de grupos. Outros dois times entram em quadra neste sábado (29.06): André Stein/George (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

A competição acontece a cada dois anos e é a principal da temporada 2019 do vôlei de praia, rendendo pontos à corrida olímpica brasileira. Os jogos desta sexta foram válidos pela fase de grupos, que segue até a próxima terça-feira (02.07). As duplas que entraram em quadra nesta sexta folgam um dia e voltam à disputa no domingo (veja abaixo).

Alison e Álvaro Filho superaram na estreia do grupo E os norte-americanos Billy Allen e Stafford Slick de virada, por 2 sets a 1 (19/21, 21/15, 15/10). No duelo acirrado, o menor número de pontos cedidos em erros foi fundamental para os brasileiros, que tiveram cinco erros, contra 12 dos adversários. Alison analisou o confronto.

“Jogamos contra eles em Itapema (SC) e vencemos por 2 sets a 1, de virada. É um time norte-americano, tem tradição, joga sacando bem. Dão uma encarada, gostam de jogar com o lado psicológico também, a gente respeita, mas não pode cair na tática. Começamos errando um pouco mais do que nosso time erra, mas foi importante reverter, chamar a torcida. E no tie-break fomos muito concentrados, já abrindo uma vantagem boa”, destacou.

O defensor e vice-campeão mundial de 2013, Álvaro Filho, também analisou a vitória de virada e destacou a capacidade de comunicação em quadra para reverter o primeiro set.

“Ajudamos muito um ao outro, acho que o grande mérito foi que estávamos conversando o tempo todo. Tive dificuldades na virada de bola no início, o jogo em cima de mim, mas Alison me ajudou muito, o saque dele entrou e passei a enxergar melhor a movimentação tática. Comecei a virar mais a bola, nosso jogo passou a fluir mais. Um jogo de estreia, nervoso, contra uma dupla que sabe jogar. Estamos evoluindo a cada dia, somos um time em crescimento. Estamos curtindo muito esse momento”, declarou.

Eles retornam à quadra neste domingo, às 11h (de Brasília), contra os catarianos Tamer e Mahmoud, que foram superados na estreia pelos russos Semenov/Leshukov.

Já Pedro Solberg e Vitor Felipe superaram os donos da casa Erdmann e Winter, da Alemanha, por 2 sets a 0 (21/18, 21/16). O triunfo pelo grupo A aconteceu contra um time formado poucos dias antes da competição, já que Winter atuaria originalmente com Walkenhorst, que se lesionou. Pedro comentou a vitória e como o time se comportou contra uma dupla que nunca havia enfrentado, comemorando a postura em quadra.

“É sempre triste quando alguém acaba fora do torneio desta maneira (por uma lesão), momentos antes de iniciar a competição. Mas esse time é muito forte, Erdmann é um ótimo atleta, já conquistou um bronze no Campeonato Mundial alguns anos atrás. Já esperávamos uma partida bastante dura. Nosso sonho é estar nos Jogos Olímpicos, estar aqui e ir bem no Campeonato Mundial, sabemos que é possível. Mas nosso objetivo é pensar ponto a ponto, passo a passo. Quando você começa a pensar muito longe, as coisas são mais complicadas. Acho que hoje nós atuamos ponto a ponto, focados em cada ponto que tínhamos que disputar e estou muito contente com a maneira como atuamos hoje, acho que é a maneira como temos que focar”, destacou o bloqueador carioca.

Um dos destaques da dupla foi o número de bloqueios: sete, sendo quatro de Vitor e três de Pedro. Eles também conseguiram três pontos de saque, garantindo vitória mesmo jogando contra a torcida. Pedro e Vitor encaram na próxima rodada os cubanos Gonzalez e Reyes no domingo (30.06), às 12h (de Brasília). Completam o grupo A os noruegueses Mol e Sorum.

A fase de grupos conta com 48 times em cada naipe, divididos em 12 grupos com quatro duplas. Eles jogam entre si e os primeiros e segundos avançam aos playoffs, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Os outros oito terceiros colocados disputam uma rodada eliminatória chamada Lucky Looser, com os vencedores também avançando ao mata-mata, totalizando 32 times. A competição segue em formato eliminatório com round 1, oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil soma 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze nas 11 edições realizadas. Brasil contra Estados Unidos foi a final mais repetida na história, tendo acontecido em sete oportunidades. O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe) e a maior pontuação ao ranking da temporada.

RESULTADOS DO BRASIL NO DIA – MASCULINO:
Alison/Álvaro Filho 2 x 1 Stafford Slick (EUA) – 19/21, 21/15, 15/10
Pedro Solberg/Vitor 2 x 0 Erdmann/Winter (ALE) – 21/18, 21/16

Mais em Vôlei de Praia