Siga o OTD

Volta Olímpica

Douglas Souza: da incerteza ao protagonismo

Ponteiro brasileiro Douglas Souza iniciou o Mundial sob desconfiança pois é muito jovem e teria uma responsabilidade muito grande, mas nos últimos jogos cresceu muito

DOuglas Souza - ponteiro - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - seleção brasileira de vôlei masculino

Campeão olímpico na Rio 2016, quando entrou apenas em uma partida, Douglas Souza começou a temporada de 2018 na seleção brasileira apenas como uma opção. Com a lesão de Maurício na fase final da Liga, virou titular, e opção para desafogar Lipe, mais experiente e que está jogando o Mundial lesionado. Douglas deu, e muito, conta do recado, a ponto de ser o segundo maior pontuador da seleção, atrás apenas de Wallace, e acionado em muitos momentos importantes das partidas.

“É natural, o povo fica nessa dúvida de como vai ser minha performance, aí depois o povo foi entendendo como era a situação. Para mim era tudo esperado, são anos de treino. Na Liga (das Nações) a gente não treinou, agora a gente treinou vários meses em Saquarema, isso faz muita diferença” – disse o ponteiro.

Até o momento são 139 pontos na competição, 118 deles de ataque, além de dez no bloqueio e onze de saque. Neste último quesito, aliás, é o mais eficiente da seleção. Bruninho, levantador titular da seleção, comenta a melhora do companheiro:

“O potencial e talento deles são indiscutíveis, desde quando chegou na seleção em 2015. Foi demonstrando isso. Ele precisava sentir mais essa pressão, de ter mais importância. Ele passa e ataca, e isso não é fácil para um garoto de 23 anos. Nalbert e Murilo, que eram completos, a maturação veio mais tarde. Durante o Campeonato o vi crescendo, vibrando e se sentindo tranquilo. Vem se tornando uma peça de segurança nossa, fazendo um Mundial nota 9,5, porque amanhã ele vai ganhar o dez” – disse Bruninho.

O ponteiro titular da seleção, na teoria, seria Lucarelli, que ainda se recupera de uma lesão sofrida no ano passado. Outro campeão olímpico, Maurício Borges, se contundiu na fase final da Liga das Nações. Na mesma posição, Lipe, com uma lesão crônica no cotovelo, está jogando o Mundial com muitas dores. Assim, Douglas assumiu muito bem a função de principal ponteiro da seleção.

Mais em Volta Olímpica