Siga o OTD

Vôlei

Cruzeiro leva susto, mas vira o jogo e abre 2 a 0 no playoff da Superliga contra o Canoas

O atual campeão da Superliga, Sada Cruzeiro (MG), levou um susto no primeiro set, mas virou o jogo e venceu o Lebes/Gedore/Canoas (RS), na noite desta quarta-feira (22.03), no ginásio La Salle, em Canoas (RS). A segunda vitória no duelo Canoas x Cruzeiro na série melhor de cinco jogos pelas quartas de final da Superliga masculina de vôlei 2016/2017 foi conquistada por 3 a 1 (23/25, 25/18, 25/15 e 25/14), em 2h10 de partida.

O time mineiro mais uma vez contou com a participação fundamental do ponteiro Leal, que recebeu o maior número de votos no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, por isso, foi premiado, ao fim da partida, com o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.

Porém, ao receber o troféu, o ponteiro resolveu passar adiante e ofereceu ao central Simón, que, em sua opinião, foi o melhor jogador em quadra.

“O Leal sempre tem muito jeito muito especial com todos e, por isso, somos uma família. Ele achou que eu fui o melhor, mas penso que todos nós fomos, pois jogamos juntos para conseguir essa vitória. E importante não baixar nunca a atenção. Hoje jogamos mais ou menos e precisamos melhorar. Agradeço ao Leal pela humildade”, comentou o cubano Simón.

Depois de perder o primeiro set, o levantador William fez questão de destacar que o resultado foi por uma boa atuação do adversário. “Não fomos nós que jogamos mal. Eles que jogaram bem. O mérito é do time deles. Erramos demasiado, coisa que não estamos acostumados, alguns erros de bolas fáceis e isso compromete. O Canoas colocou a nossa equipe em dificuldade. Depois nosso time encaixou o jogo e a partida ficou mais tranquila”, explicou William.

Apesar de insatisfeito com o resultado negativo, o técnico do Lebes/Gedore/Canoas demonstrou orgulho em trabalhar com um grupo jovem como o que dirige.

“Jogamos no nosso limite no primeiro set e tivemos uma oportunidade no segundo. Pecamos por inexperiência, por ansiedade, muitas vezes em querer decidir sozinho e esse esporte é o mais coletivo que existe. Estávamos extremamente motivados e demos uma demonstração de entrega. Hoje evoluímos mais um pouco, mas temos um longo caminho a seguir”, declarou Fronckowiak.

O terceiro encontro entre as duas equipes será no próximo domingo (26.03), às 18h30, desta vez no ginásio do Riacho, em Contagem (MG). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV. Em caso de nova vitória do Sada Cruzeiro, o atual campeão da Superliga estará classificado para as semifinais da edição 16/17.

O JOGO

O cubano Simón abriu o placar do jogo. Alison Bastos respondeu para o time da casa. Com Isac em jogada rápida pelo meio, o Sada Cruzeiro abriu 5/2. O time mineiro ainda fez 6/2. O Lebes/Gedore/Canoas reagiu e com Alisson Melo duas vezes, primeiro no contra-ataque e depois no bloqueio, encostou em 5/6. No erro do adversário, o time da casa ainda chegou ao ponto de empate em 7/7. No bloqueio de Ialisson, o grupo gaúcho abriu 11/9. O Sada Cruzeiro buscou e Simón deixou tudo igual em 11/11. Na sequência, foi a vez do time mineiro abrir dois de vantagem em 14/12. A vantagem seguiu em dois em 17/15. No ponto de saque de Isac, o Sada abriu 20/16 e Marcelo Fronckowiak pediu tempo. O time da casa buscou e, no bloqueiod e Gabriel, deixou tudo igual: 21/21. Marcelo Mendez parou o jogo. Em boa passagem de Felipe pelo saque, o Lebes/Gedore/Canoas ainda marcou 22/21. Alisson Melo fez 24/22. No final, melhor para o Canoas: 25/23.

O segundo set começou com equilíbrio (2/2). O Sada Cruzeiro abriu dois de vantagem em 5/3. No erro do adversário, o time cruzeirense abriu 9/6. Fronckowiak pediu tempo. No ponto de saque de Alisson Melo, o Lebes/Gedeore/Canoas reduziu a desvantagem para 8/10. No saque de Giovanni, 10/12 para a equipe da casa. Depois de mais um grande saque do central, Composto aproveitou a má recepção do adversário e marcou 11/12. Marcelo Mendez pediu tempo. Ialisson bloqueou e o Canoas marcou 12/13. A disputa seguiu boa. Com Thomáz, o time da casa empatou em 15/15. Alisson Melo colocou o Canoas em vantagem (16/15). O Sada Cruzeiro reagiu e abriu dois pontos de vantagem em 18/16. No ponto de saque de Giovanni, o Canoas encostou em 18/20. A partir deste momento, o time mineiro seguiu em vantagem e fechou em 25/18.

As equipes empataram em 2/2. No ponto de saque de William, o Sada Cruzeiro fez 3/2. No momento em que o placar apontava 4/3 para o time mineiro, houve um desentendimento em relação ao rodízio do Lebes/Gedore/Canoas e a partida ficou paralisada por cerca de cinco minutos. Na sequência, o Sada Cruzeiro voltou a abrir e colocou cinco de vantagem em 10/5. Neste momento, Fronckowiak pediu tempo. No ponto de saque de Simón, o time visitante fez 14/8. Em grande saque de Leal, o Sada Cruzeiro marcou 18/10. Em uma parcial diferente das anteriores, o Sada Cruzeiro não enfrentou dificuldades para fazer 21/13. O grupo comandado por Marcelo Mendez seguiu pontuando e fechou em 25/15.

O Lebes/Gedore/Canoas saiu melhor no começo da quarta parcial e fez 3/1. O Sada Cruzeiro buscou e, contando com erros do adversário, virou o jogo para 4/3. Em boa passagem de William pelo saque, o time mineiro ainda marcou 5/3. Quando o placar foi a 8/4, o treinador do Canoas pediu tempo. Com Isac duas vezes seguidas, uma no ataque e outra no saque, o Sada marcou 12/6. Bem no bloqueio, o Lebes/Gedore/Canoas reduziu a diferença para 13/9. O grupo visitante abriu nove de vantagem em 19/10. O Sada Cruzeiro seguiu com folgas no quarto set. Com Evandro chegou ao ponto do jogo (24/13). No último ponto, Simón fez 25/14.

EQUIPES

LEBES/GEDORE/CANOS – Evandro, Thomaz, Giovanni, Ialisson, Alison Bastos e Alisson Melo. Líbero – Thales

Entraram – Gabriel, Felipe, Composto

Técnico: Marcelo Fronckowiak

SADA CRUZEIRO – William, Evandro, Isac, Simón, Leal e Rodriguinho. Líbero – Serginho

Entraram – Alan, Fernando, Filipe

Técnico: Marcelo Mendez

 

SUPERLIGA MASCULINA 16/17

Quartas de final

Segunda rodada

22.03 (QUARTA-FEIRA) – Minas Tênis Clube (MG) 1 x 3 Sesi-SP, às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) (27/29, 25/19, 21/25 e 18/25)

22.03 (QUARTA-FEIRA) – Lebes/Gedore/Canoas (RS) 1 x 3 Sada Cruzeiro (MG), às 19h30, no La Salle, em Canoas (RS) (25/23, 18/25, 15/25 e 14/25)

23.03 (QUINTA-FEIRA) – Funvic Taubaté (SP) x JF Vôlei (MG), às 21h55, no Abaeté, em Taubaté (SP) – REDETV E SPORTV.COM

25.03 (SÁBADO) – Vôlei Brasil Kirin (SP) x Montes Claros Vôlei (MG), às 14h10, no Taquaral, em Campinas (SP) – REDETV E SPORTV.COM

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei