Siga o OTD

Vôlei

Rio de Janeiro receberá primeira semana da VNL 2024

Rio de Janeiro receberá jogos da primeira semana da Liga das Nações de vôlei masculino e feminino em 2024

Jogo entre Brasil e Itália no Pré-Olímpico de vôlei masculino, no Rio de Janeiro; cidade receberá Liga das Nações, a VNL, em 2024
(Foto: Volleyball World)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil vai receber uma etapa da Liga das Nações de vôlei, em 2024. O Rio de Janeiro sediará a primeira semana de jogos das competições masculina e feminina, em maio do ano que vem. Será a primeira vez que a cidade hospeda a VNL. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), nesta sexta-feira (08).

Assim como tradicionalmente ocorre, a disputa feminina ocorrerá primeiro, entre 14 e 19 de maio. Além do Brasil, competirão Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, República Dominicana, Sérvia e Tailândia. Já o torneio masculino ocorrerá entre 21 e 26 de maio, contando com Brasil, Alemanha, Argentina, Cuba, Irã, Itália, Japão e Sérvia.

Ainda não se sabe quais serão os adversários das seleções brasileiras nessas duas semanas, mas a FIVB divulgará em breve. A federação também não informou qual será o local dos jogos, mas a tendência é que seja no Maracanãzinho. Isto porque o ginásio recebeu o Pré-Olímpico de vôlei masculino, em outubro deste ano.

Esta será a primeira vez que o Rio de Janeiro receberá a VNL. No entanto, o país já recebeu a importante competição do vôlei mundial em quatro edições anteriores. Brasília sediou as disputas femininas e masculinas em 2019 e em 2022, além de jogos do torneio feminino neste ano. Barueri (2018), Goiânia (2018) e Cuiabá (2019) também já sediaram o torneio.

Outros jogos do Brasil

Depois de jogar em casa, as seleções brasileiras de vôlei partirão para a Ásia, onde jogarão as duas últimas semanas da primeira fase da VNL. A equipe feminina jogará a segunda semana em Macau, entre 28 de maio e 02 de junho, e a terceira em Hong Kong, entre 11 e 16 de junho. O time masculino irá para o Japão, entre 4 e 9 de junho, e para as Filipinas, entre 18 e 23 de junho.

A Liga das Nações conta com 16 equipes. A primeira fase da competição contempla três semanas, em que cada seleção joga quatro jogos. Ao final de 12 rodadas, as sete primeiras colocadas avançam para a fase final, que é disputada em sede única – o país-sede também se classifica. O Final 8 acontecerá entre 20 e 23 de junho no feminino e entre 27 e 30 de junho no masculino, em locais ainda indefinidos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei