Siga o OTD

Vôlei

Sada Cruzeiro perde e cai na fase de grupos do Mundial

Equipe mineira perdeu para o Halkbank, da Turquia, por 3 sets a 0, e deu adeus ao Mundial de Clubes na primeira fase

Sada Cruzeiro e Halkbank em duelo no Mundial de Clubes de vôlei masculino
(Foto: FIVB)

O tetracampeão Sada Cruzeiro caiu na fase de grupos do Mundial de Clubes de vôlei masculino, em Bangalore, na Índia. A equipe mineira perdeu o confronto direto para o Halkbank, da Turquia, por 3 sets a 0 (26/24, 25/18 e 27/25), na manhã desta sexta-feira (08), e e deu adeus à competição. Agora, apenas o Itambé Minas segue representando o Brasil no torneio.
+ Tabela do Mundial de Clubes de vôlei masculino

Após vencer o Suntory Sunbirds, do Japão, no tie-break, o Sada Cruzeiro chegou para o duelo contra o Halkbank em clima de decisão. Isto porque, quem vencesse, estaria classificado para a semifinal. O Mundial tem seis equipes, divididas em dois grupos de três, em que as duas melhores de cada chave avançam para o mata-mata. O Suntory já estava garantido, por ter vencido o Halkbank na estreia.

A equipe comandada por Filipe Ferraz começou bem na partida e chegou a abrir 18/13 no primeiro set, mas o Halkbank reagiu e conseguiu a virada, fechando a parcial em 26/24. Mantendo o ímpeto, o time turco seguiu melhor no segundo set e dominou a parcial desde o início, ganhando por 25/18. No terceiro set, o Halkbank chegou a ter 24/21 e o Sada empatou, mas a equipe turca fechou em 27/25.

O francês Ngapeth foi o maior pontuador da partida, com 16 acertos – 11 de ataque, quatro de bloqueio e um ace -, seguido pelo holandês Abdel-Aziz Nimir, com 15. Ex-Sada Cruzeiro, Gordon Perrin marcou 14. Pelo lado mineiro, o cubano Lopez anotou 12 pontos, todos de ataque, enquanto Wallace fez oito. O Halkbank anotou 12 pontos de bloqueio contra quatro do Sada.

Adeus ao Mundial

Com o resultado, o Sada Cruzeiro terminou a competição em terceiro lugar do grupo B, com dois pontos. O Suntory Sunbirds foi o líder da chave, com quatro pontos, enquanto o Halkbank ficou em segundo, com três pontos. As duas equipes estão classificadas para as semifinais, onde enfrentarão Perugia (Itália), Itambé Minas (Brasil) ou Ahmedabad Defenders (Índia).

O Sada Cruzeiro buscava seu quinto título mundial, após ter sido campeão em 2013, 2015, 2016 e 2021. Em todas essas ocasiões, a equipe mineira jogou em casa, em Betim, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte. Portanto, o time segue sem conquistar títulos mundiais em solo estrangeiro. Por outro lado, o Halkbank segue vivo em busca da primeira conquista de um clube turco na competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei