Siga o OTD

Vôlei

Minas e Praia tentarão quebrar jejum no Mundial de Clubes

Após mais de 10 anos sem título de uma equipe brasileira, os clubes mineiros buscarão conquistar o torneio que acontece na China

Pri Heldes levanta a bola em duelo do Minas vs Praia Clube pela final da Superliga de vôlei feminino ao vivo
(Orlando Bento/MTC)

Gerdau Minas e Dentil Praia Clube serão os representantes brasileiros no Mundial de Clubes feminino de vôlei, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de dezembro na cidade de Hangzhou, na China. Os clubes brasileiros tentarão quebrar um jejum de mais de 10 anos sem um título de uma equipe do Brasil na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No caminho dos mineiros, Tianjin Bohai Bank (China), Eczacibasi Dynavit (Turquia), VakifBank Spor Kulübü (Turquia) e Sport Center 1 (Vietnã) também brigarão pela taça do torneio. O último campeão do Brasil foi o Osasco, em 2012. Na ocasião, o time paulista derrotou o Rabita Baku, do Azerbaijão, por 3 a 0 (25/16, 25/14 e 25/17). Antes disso, Sadia São Paulo e Leite Moça Sorocaba venceram o Mundial de Clubes em 1991 e 1994, respectivamente.

Melissa Vargas, o destaque do time da casa

Melissa Vargas, destaque do Tianjin Bohai Bank, da China (Reprodução/Instagram/@abreusmelisavargas).

De casa nova, a ponteira cubana-turca Melissa Vargas é a principal destaque do Tianjin Bohai Bank, equipe chinesa que é representante do país-sede na competição. A atleta se sagrou campeã do Europeu e da Liga das Nações com a seleção turca, sendo eleita a MVP em ambos os torneios. Além disso, a ponteira Yingying Li e a central Xinyue Yuan são outros nomes de peso do clube da China.

Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o turco VakifBank Spor Kulübü chega como um dos favoritos ao título do Mundial de Clubes. Assim, a referência ofensiva da equipe é a brasileira Gabi Guimarães, ponteira capitã da seleção. Outras destaques são a central Zehra Güneş e a levantadora Cansu Özbay, ambas jogadoras da Turquia.

Do mesmo modo, o vice-campeão europeu, o turco Eczacıbaşı Dynavit, é outro grande candidato a conquista do torneio. A sérvia Tijana Bošković é o maior nome do atual elenco, seguido pelas turcas Naz Aydemir Akyol e Hande Baladın. Por fim, o vietnamita Sport Center 1 se classificou por conta do título do Campeonato Asiático de Clubes. Na decisão, o clube bateu o tailandês Diamond Food–Fine Chef pelo placar de 3 a 2 (21/25, 17/25, 25/20, 25/22 e 15/10).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vôlei