Siga o OTD

Vôlei

Brasil supera Itália em jogo de duas viradas e vai à Paris 2024

Brasil sofre e vira contra Itália na rodada do Pré-Olímpico de vôlei masculino. A seleção garante a vaga olímpica também com o masculino

Na imagem, time do Brasil comemorando vaga conquistada contra a Itália no Pré-Olímpico.
Time do Brasil comemorando vaga conquistada contra a Itália no Pré-Olímpico. Foto: Volleyball World

Depois do feminino, o time masculino do Brasil também garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os comandados de Renan Dal Zotto venceram a Itália na rodada final do Pré-Olímpico de vôlei neste domingo (8) e carimbaram o passaporte para mais uma edição de Olimpíada. A Seleção fez 3 sets a 2 (25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11).
+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei masculino

Anteriormente, o Brasil venceu o Irã por 3 sets a 0 e somou 13 pontos para alcançar a segunda colocação do grupo no Pré-Olímpico. Assim, chegou para a última rodada dependendo apenas de suas forças para buscar a classificação olímpica. No entanto, não podia vacilar contra a Itália para não depender de contas na calculadora. O primeiro set foi marcado por muitos erros, principalmente de saque italiano. Os dois ataques não fluíram e o Brasil aproveitou.

A partida

Apenas 12 dos 25 pontos da Seleção foram marcados por jogadores brasileiros em ataque, saque ou bloqueio. O que significa que a maior parte veio com pontos “de graça” de erros do lado oposto. O time abriu cinco pontos no 13 a 8 e teve sua maior vantagem na parcial com 18 a 12. No entanto, a Itália recuperou-se após o 24 a 20 desfavorável. Descontou três pontos antes do Brasil fechar o primeiro set.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, uma segunda parcial com muitas oscilações e alternâncias pela tônica de erros e nervosismo. Inicialmente, o Brasil abriu um 3 a 1 que prontamente teve uma reversão de 11 a 6 para a Itália. O Brasil empatou em 12 a 12 em um ataque de Honorato. Chegou a virar e abrir três pontos de margem, porém sedeu a vantagem para os adversários, que fecharam o set com bloqueio de Romanò.

No terceiro set, a pior atuação da recepção brasileira na partida até então. Michieletto entrou no saque italiano quando o time vencia por 16 a 13 e só foi sair com um erro no 23 a 14. Lavia Daniele foi um atacante que ganhou confiança e terminou o set com 14 pontos apenas com seus ataques pontentes. O bloqueio do Brasil fez apenas um ponto com Lucão.

Um novo jogo

Lucarelli e Darlan foram os principais responsáveis pela virada de chave do Brasil no quarto set. Pareceu uma nova partida, com saques venenosos, passes eficientes, ataques potentes, bloqueios contundentes. Darlan, que tinha apenas 5 pontos nos três primeiros sets fez 10 apenas nessa parcial e foi o finalizador do placar para levar a partida para o tie-brake.

O Brasil construiu uma vantagem que teve o dobro de pontos da Itália, com 18 a 9. Contudo, os italianos mostraram seu poderio de reação e, quando o placar marcava 22 a 16, obrigou Renan a parar o jogo. Desse modo, os jogadores da Seleção recobraram a concentração necessária para fechar o quarto set.

A tensão tomou conta do Maracanãzinho no set decisivo. Nenhuma das equipes abriu uma vantagem para além de dois pontos, no momento que o Brasil fez 5 a 3. Mas o placar chegou empatado para os momentos derradeiros. Darlan cresceu mais uma vez e virou a bola que deu 12 a 10 para o time da casa. Honorato bloqueou e fez o 14 a 11 para explodir a torcida. Por fim, Lucarelli encaixou o “ace olímpico”.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Vôlei