Siga o OTD

Vôlei

Brasil supera Japão e leva o bronze no Mundial Sub-21 feminino

Com facilidade, o Brasil apresentou um jogo com mais acertos e menos oscilações do que na derrota da semifinal e vai para o pódio no México

Na imagem, comemoração do time do Brasil com a conquista da medalha.
Comemoração do time do Brasil com a conquista da medalha. Foto: FIVB

Nada como um dia de jogo para superar a partida anterior. O Brasil foi para a decisão do bronze após um embate cheio de oscilações contra a China, na semifinal. Assim, o time foi mais regular e consistente para vencer o Japão por 3 sets a 0 (25/16, 25/21 e 25/14) neste sábado (26). Com a vitória, a equipe sobe ao pódio novamente, depois de ficar de fora nas últimas três edições.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil, que é o mais vitorioso do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei feminino, não ia ao pódio da competição desde 2015, quando foi prata. De lá para cá, a Seleção não figurou entre as quatro melhores em nenhuma das edições. É impossível dissociar que das seis conquistas totais, nas quatro entre 2001 e 2007, o país não tenha usufruído nas conquistas olímpicas dos anos seguintes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dessa forma, voltar a ter uma geração de base forte faz pensar em boas perspectivas para um futuro próximo na modalidade. Então, é possível entender que essa medalha de bronze tem um significado maior do que apenas o terceiro lugar de uma competição.

A partida

No primeiro set, o Brasil não demorou para engatar uma vantagem de três pontos que trouxe tranquilidade para o desenvolvimento de seu jogo. Curiosamente, a forma das japonesas comemorarem cada ponto era correr para cumprimentar as demais jogadoras no banco, pareceu um gasto de energia desnecessário. O Brasil não teve nada a ver com isso e ampliou sua vantagem e fez os cinco últimos pontos consecutivamente.

Em seguida, veio a segunda parcial em que a Seleção não encurtou o braço e manteve o nível de concentração alto. Novamente abriu três pontos de margem nos primeiros momentos. Desse modo, a vantagem alternou pouco e o set desenrolou-se com relativa tranquilidade. Mesmo com uma aparente superioridade técnica para as brasileiras, o time não esmoreceu para dar esperanças às japonesas.

Por fim, o momento que mais ficou evidente a diferença das duas equipes foi no terceiro set. Claramente a confiança do Brasil estava alta e a distribuição dos ataques funcionou bem. Tanto que a maior pontuadora da partida foi Helena Wenlk, com 15 pontos. Mas, teve Julliana Vitória com 14 e Luzia Nezzo com 13. A Seleção foi superior em todas as estatísticas, ataque, bloqueio, pontos de saque e de erros do adversário.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Vôlei