Siga o OTD

Vôlei

Após três vices, Praia Clube vence Minas e conquista o título da Superliga

Praia Clube vence Minas em um Sabiazinho lotado e é campeão da Superliga 2022/23

Jogadoras do Praia Clube comemoram título sobre o Minas na Superliga de vôlei feminino
(Foto: Eliezer Esportes/CBV)

Enfim, campeãs! Depois de três vice-campeonatos consecutivos, o Praia Clube venceu o Minas por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 26/24), na manhã deste domingo (07), no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia (MG), e conquistou o título da Superliga de vôlei feminino. É o segundo título da equipe na competição, repetindo a dose de 2017/2018.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Melhor equipe da primeira fase de forma disparada. Dona de uma grande remontada na semifinal. Decisão em casa, diante de um ginásio lotado, após ser vice-campeão nacional por três temporadas consecutivas. O roteiro estava escrito e o Praia Clube se fez valer da atmosfera e do histórico do confronto para ser campeão da Superliga.

+ Tabela da Superliga de vôlei feminino 2022/2023

O jogo foi marcado por muito equilíbrio e o primeiro set foi o único que destoou. Nele, o Praia Clube chegou a abrir 18 a 10, mas sofreu o empate em 22 a 22. Ainda assim, venceu por 25 a 22. A parcial seguinte terminou com o mesmo placar, após a equipe abrir vantagem no fim, enquanto o último set teve placar de 26 a 24, com emoção até o fim.

Jogadoras do Praia Clube se abraçam contra o Minas na final da Superliga
Praia Clube foi consistente em toda a partida (Foto: Eliezer Esportes/CBV)

Este foi o segundo título da Superliga de vôlei feminino do Praia Clube. A equipe havia vencido a temporada 2017/2018, quando bateu o Rio de Janeiro na decisão. Desde então, foi à final das três edições seguintes (não houve em 2019/2020 por conta da pandemia de Covid-19) e perdeu todas elas para o Minas. Assim, esta foi a quarta final consecutiva entre Praia Clube e Minas.

Como foi o jogo

Após um início de jogo equilibrado, o Praia Clube disparou no primeiro set e chegou a abrir 18 a 10. No entanto, com grande atuação de Yonkaira Peña, o Minas reagiu e chegou a empatar o jogo em 22 a 22. Apesar disso, o time de BH não sustentou o placar e sofreu três pontos seguidos. Assim, o Praia fechou a parcial em 25 a 22.

Já o segundo set teve muito mais equilíbrio. As equipes se alternaram na liderança do placar, mas foi o Praia quem levou a melhor na reta final, contando com bloqueios eficientes. O Minas chegou a ter 18 a 17 de vantagem e tomou a virada com uma passagem de 7 a 2 para as rivais. O placar final foi de 25 a 22, assim como no primeiro set.

Thaisa, do Minas, para no bloqueio do Praia Clube
Bloqueios do Praia foram eficientes no segundo set (Foto: Eliezer Esportes/CBV)

Na terceira e última parcial, o Praia Clube tomou as rédeas do placar desde o início e chegou a administrar uma vantagem de quatro pontos em boa parte da parcial. No entanto, o Minas não se entregou fácil e saiu de um 13 a 8 contra para um 16 a 15 a seu favor. Foi aí que apareceu a força do campeão. O time voltou a liderança e, após o “vai a dois”, levou a vitória por 26 a 24.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei