Siga o OTD

Vôlei

Com seis pontos de Flávio, Perugia é campeão do Mundial

O time italiano aplicou um 3 a 1 na grande decisão contra o seu conterrâneo

perugia vôlei mundial de clubes de vôlei masculino flávio campeão
(Divulgação/Sir Safety Perugia)

Em torneio realizado na cidade de Betim/MG, o Sir Safety Perugia, da Itália, foi campeão do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino sobre o Trentino Volley, também da Itália, pelo placar de 3 a 1 (20 a 25, 25 a 23, 27 a 25 e 25 a 19). O central brasileiro Flávio Gualberto anotou seis pontos na partida, sendo peça importante para a conquista do clube europeu.

O primeiro set se iniciou com o Trentino dominando as ações e abrindo uma certa diferença no placar. Desse modo, após um ponto do ponteiro Alessandro Michieletto, o jogo ficou 12 a 5 para a equipe da cidade de Trento. No entanto, o Perugia ameaçou uma reação, levando a diferença cair para quatro pontos em um 24 a 20. Porém, o búlgaro Matey Kaziyski fechou a etapa em 25 a 20.

Na sequência, a partida estava equilibrada até a futura equipe campeã conseguir abrir 9 a 3 no placar. Diante dessa situação, o Trentino foi reagindo com o passar do set e chegou a ficar apenas dois pontos atrás na partida em um 22 a 20. Porém, o Perugia manteve a tranquilidade e a constância nos ataques e, graças a um erro de um saque forçado de Kaziyski, fechou o duelo em 25 a 23.

Segundo tempo da partida

No terceiro set, o Trentino começou melhor e abriu 10 a 6 no placar. O cubano Jesús Herrera entrou e desequilibrou a partida, levando o Perugia ao empate em um 19 a 19. Logo depois, as equipes italianas trocaram pontos, até o time do central Flávio levar a melhor e fechar o set em 27 a 25.

Por outro lado, na etapa final, o Perugia começou em um ritmo muito mais acelerado do que nos outros sets. De cara, abriu uma vantagem de 11 a 6 e, na sequência do duelo, administrou a sua diferença de pontos até o final. Resultado: 25 a 19 e título mundial para o clube italiano. Essa foi a primeira conquista do Perugia da competição. O voleibol da Itália possui agora 11 títulos e está muito a frente dos outros países como Brasil (4) e Rússia (2).

Destaques do Mundial de Clubes

O levantador Simone Giannelli, do Perugia, foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes. Os seus companheiros de time, o polonês Wilfredo León e o brasileiro Flávio Gualberto, foram homenageados como melhor ponteiro e melhor central, respectivamente.

Do mesmo modo, os outros atletas premiados foram o italiano Alessandro Michieletto, o sérvio Marko Podraščanin, o búlgaro Matey Kaziyski, todos jogadores do Trentino, e o líbero Lucas De Deus, do Sada Cruzeiro, que terminou a competição no 3º lugar.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vôlei