Siga o OTD

Vôlei

Gabi comanda e Brasil derruba invicta Itália no Mundial feminino

Seleção brasileira devolve derrota na final da Liga das Nações e chega a mesma campanha da própria Itália e do Japão após a primeira rodada da segunda fase da competição

Gabi Guimarães Brasil Mundial de vôlei feminino vôlei Itália ao vivo
Gabi Guimarães (centro) só não fez chover hoje em Roterdã (FIVB)

O Brasil venceu a Itália por 3 a 2 nesta terça-feira (4) pela primeira rodada da segunda fase do Mundial de Vôlei feminino. As parciais foram de 25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15 em duelo realizado na cidade de Roterdã, Holanda. As italianas, que derrotaram as brasileiras na final da Liga das Nações desse ano, ainda não haviam perdido na competição e somavam cinco vitórias em cinco apresentações.

Gabi Guimarães e Egonu foram os nomes do jogo, combinando para incríveis 67 pontos, sendo 30 da brasileira e 37 da italiana. As duas vão jogar juntas pelo Vakifbank na próxima temporada europeia. O time turco é o atual campeão da Champions League com Gabi sendo eleita a melhor jogadora do campeonato. De volta ao Mundial de Vôlei feminino, Carol foi a segunda maior pontuadora do Brasil com 14 pontos, sendo sete no bloqueio, disparada a melhor do confronto no fundamento.

Egonu Brasil Mundial de vôlei feminino vôlei Itália ao vivo
Egonu foi a maior pontuadora do jogo (FIVB)

Segunda fase

Com o resultado, as comandadas do técnico Zé Roberto Guimarães chegam a cinco vitórias em seis partidas, a melhor campanha do Grupo E ao lado da própria Itália e do Japão. As italianas estão na frente na pontuação, têm 16 contra 15 das japonesas e 14 das brasileiras. A China está em quatro com 12, mas ainda não jogou nesta rodada. A segunda fase do campeonato tem dois grupos de oito com as equipes trazendo os resultados da primeira fase e as seleções jogando só contra quem não enfrentaram.

+ tabela de classificação, agenda de jogos e resultados

China, Bélgica, Holanda, Porto Rico e Argentina completam o Grupo E, e o Brasil enfrenta ainda as belgas, holandesas e porto riquenhas. O Grupo F tem Sérvia, Estados Unidos, Turquia, Tailândia, República Dominicana, Polônia, Canadá e Alemanha. As quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final do Mundial de Vôlei feminino.

Brasil na frente

A Itália começou na frente o primeiro set e fez 3 a 0 com o Brasil tendo muita dificuldade de colocar a bola no chão. Logo, porém, a seleção se encontrou, empatou no 3 a 3 e em um ataque para fora de Egonu abriu 8 a 5. A vantagem de três pontos foi bem administrada dali em diante e chegou a cinco no 22 a 17 após dois grandes bloqueios, além de um ataque do fundo de Gabi. A Itália ainda cortou para três pontos em um contra-ataque de Egonu, mas foi pouco para impedir a vitória brasileira por 25 a 20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Itália vira

A segunda parcial teve o Brasil novamente com dificuldade de virar no início. Assim, as atuais campeãs da Liga das Nações abriram cinco no 8 a 3 e seis no 10 a 4. O Brasil cortou para dois em um bloqueio espetacular de Gabi em Egonu fazendo 11 a 9. Na segunda metade do set, as italianas anotaram três pontos seguidos e recolocaram seis de vantagem no 17 a 11. A seleção brasileira cresceu em uma passagem de Lorenne no saque, encostou no 22 a 20, mas elas fecharam no 25 a 22.

Carol Gabi Guimarães Brasil Mundial de vôlei feminino vôlei Itália ao vivo
Gabi e Carol tentam parar ataque de Egonu (FIVB)

O Brasil começou na frente a terceira parcial, fazendo 4 a 0 e depois 7 a 2 com Gabi Guimarães virando dois contra-ataques em duas bolaças na pipe. As italianas correram atrás, cresceram no bloqueio e aos poucos foram se aproximando até empatarem no 10 a 10. O confronto permaneceu ponto a ponto até que as europeias escaparam no 23 a 19 após uma sequência de erros nossos. Foi a senha para elas fazerem 25 a 22 na parcial e 2 a 1 na partida do Mundial de Vôlei feminino.

Cadê as invictas?

O equilíbrio do final do terceiro set permaneceu em quadra no início do quarto. Precisando da vitória para sobreviver no duelo, e com Gabi Guimarães virando qualquer jaca que chegava, a seleção brasileira fez 18 a 14. As italianas se recuperaram e colaram no 19 a 18, porém o Brasil não se abalou e abriu margem novamente no 23 a 19. Foi o que bastou para fechar no 25 a 21 e encaminhar o confronto para o quinto e decisivo set. O tie-break foi o que se esperava. Muito equilíbrio, rali, desafios, e Gabi de um lado e Egonu do outro. No final, melhor para as brasileiras no terceiro match point.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei