Siga o OTD

Vôlei

Ponta Adriano encara Japão de olho em oportunidades na seleção

Ponteiro Adriano, caçula da seleção masculina de vôlei aos 20 anos, busca impressionar nos amistosos contra o Japão, de olho no ciclo de Paris 2024

Adriano seleção masculina de vôlei
Adriano no Sul-Americano de 2021 (Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)

Aos 20 anos, o ponteiro Adriano é o caçula do grupo convocado pelo técnico da seleção masculina Renan Dal Zotto para Liga das Nações de vôlei (VNL). Apesar da pouca idade, ele já coleciona títulos. Em setembro de 2021, em sua primeira experiência no time principal, foi campeão sul-americano. Em dezembro, com o time sub-23, veio a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos da Juventude.

Neste início de ciclo olímpico, Adriano busca novas oportunidades para brilhar com a camisa do Brasil. Nesta quinta-feira (02.06), ele estará em quadra no primeiro dos dois amistosos preparatórios para a VNL. A partida é às 21h30, no Ginásio do Sesi Taguatinga, com transmissão do SporTV 2.

“Tenho participado da seleção masculina adulta desde o segundo semestre do ano passado, quando disputei o Sul-Americano também aqui em Brasília. Essa conquista e a dos Jogos Pan-americanos Júnior me deram clareza de que, de fato, estou começando a minha carreira na seleção brasileira”, comemora Adriano.

No meio de ídolos

A motivação de Adriano para os amistosos contra o Japão e para a primeira etapa da Liga das Nações, entre os dias 7 e 12, em Brasília (DF), está logo ao lado: os ídolos que viraram companheiros.

“Este início de ciclo olímpico é tempo de renovação, quero aproveitar esta temporada para evoluir. Trocar o máximo possível com os que estão aqui, como Bruninho, Lucão e Lucarelli, que são campeões olímpicos. Quero assumir minha responsabilidade dentro e fora de quadra, como parte desta seleção. Aproveitar este tempo para alicerçar minha carreira, que está apenas no início. Sei que este será um período muito importante para o meu presente e para o meu futuro”, diz Adriano, que nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi eleito o melhor jogador (MVP) e ficou com o prêmio de melhor saque.

+ Duas duplas brasileiras furam o quali do Elite 16 de Jurmala

“Tudo ainda é novo para mim. Tem momentos em que olho ao redor e me dou conta que estou entre alguns dos melhores atletas do mundo. Vejo ao meu lado grande jogadores como o Leal, que é uma referência para mim. Quero me desenvolver e crescer ainda mais neste grupo”, concluiu o ponteiro.

Homenagem

Para marcar os 30 anos da conquista da primeira medalha de ouro do vôlei brasileiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) preparou uma homenagem no domingo, dia 5, durante o segundo amistoso entre Brasil x Japão, preparatório para a Liga das Nações. Os uniformes dos jogadores da seleção atual terão nomes e números dos craques de 1992, que a convite da CBV estarão no ginásio Sesi Taguatinga, em Brasília (DF), acompanhando a partida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na sequência, o Brasil faz seus primeiros jogos na Liga das Nações de vôlei masculino. Os brasileiros fazem sua estreia na competição contra a Austrália na próxima quarta-feira (8) às 21h. A semana em Brasília ainda vai ter jogos da seleção nacional contra Eslovênia, Estados Unidos e China.

Mais em Vôlei