Siga o OTD

Vôlei

Cruzeiro vence Minas por 3 a 0 e é heptacampeão da Superliga

Cruzeiro vence Minas por 3 a 0 (25/20, 36/34 e 25/20) e fatura o heptacampeonato da Superliga

Sada Cruzeiro campeão da Superliga contra o Minas
Jogadores do Cruzeiro comemoram vitória na final da Superliga (Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

É campeão! Depois de três jogaços, o Sada Cruzeiro conquistou o heptacampeonato da Superliga de vôlei masculino. A conquista da temporada 2021/2022 foi sacramentada neste domingo (08), após vitória por 3 sets a 0 (25/20, 36/34 e 25/20) sobre o Fiat Gerdau Minas, no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia-MG.

+ Minas vence Praia Clube e é campeão da Superliga feminina

Este foi o sétimo título do Cruzeiro na Superliga. A equipe mineira foi campeã do torneio nacional pela primeira vez em 2011/2012 e emendou uma sequência de cinco títulos consecutivos, entre 2014 e 2018. Após passar não chegar nas finais em 2018/2019 e em 2020/2021 (não houve competição em 2019/2020 pela pandemia), o Cruzeiro volta a conquistar a competição mais renomada do vôleibol brasileiro.

A conquista da Superliga coroa uma temporada perfeita da Raposa, que também faturou os títulos do Campeonato Mineiro, da Supercopa, do Mundial de Clubes e do Sul-Americano de Clubes. O Minas, que é o maior campeão da Superliga, com nove títulos – não vence a competição desde 2006/2007, faturou a Copa Brasil neste ano.

Diferente dos dois primeiros jogos, que terminaram em cinco sets, o duelo decisivo desta temporada foi decidido em apenas três parciais. No entanto, todas foram recheadas de equilíbrio, em especial a segunda, que só terminou em 36 a 34. O Cruzeiro teve seu melhor momento no jogo no terceiro set, quando chegou a abrir oito de vantagem.

Como foi o jogo

O Cruzeiro começou melhor na partida e chegou a abrir seis pontos de vantagem (10 a 4). O técnico Nery Tambeiro foi obrigado a queimar seu primeiro pedido de tempo ainda no começo da parcial. No entanto, a Raposa seguiu melhor e administrou a vantagem até o final, conseguindo a vitória por 25 a 20.

Já a segunda parcial teve uma tônica bem diferente, com as duas equipes trocando pontos desde o início. Minas e Cruzeiro se alternaram na liderança do placar em diversas oportunidades. O jogo também ficou mais brigado, com decisões contestadas da arbitragem e do VAR.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No fim, o Cruzeiro chegou a ter 23 a 21 de vantagem, mas o Minas empatou e forçou o vai-a-dois para definição do set. O Minas teve seis set points, mas não conseguiu fechar a parcial. O Cruzeiro passou a frente em 30 a 29 e conseguiu fechar a parcial após seis oportunidades desperdiçadas, em 36 a 34.

Já no terceiro set, o Cruzeiro despontou desde o começo. Embalado pela vitória na parcial anterior, o time disparou no placar e chegou a abrir oito pontos (16 a 8). O Minas reagiu na metade final do set e até cortou a diferença, mas não ofereceu perigo à vitória celeste, que fechou o placar em 25 a 20 e comemorou o título.

Mais em Vôlei