Siga o OTD

Vôlei

Douglas Souza anuncia aposentadoria da seleção

Quadro de depressão pesou na decisão de não ser mais convocado para a seleção brasileira de vôlei

Douglas-Souza-Brasil-x-Tunísia-Jogos-olímpicos-tóquio-vôlei-masculino

Um vídeo nas redes sociais publicado na última quinta-feira (24) confirmou a aposentadoria de Douglas Souza da seleção brasileira de vôlei. “Até cheguei a ter que tratar de uma depressão”, disse o atleta, que, aos 26 anos, pediu para não ser mais convocado.

“Estou há dez anos na seleção, contando com a seleção de base desde 2011, e para mim sempre foi uma honra, um prestígio, um orgulho muito grande estar na seleção. Eu sentia que eu precisava quebrar barreiras e consegui fazer isso muito bem. Só que chegou um ponto, em 2016, em que minha mente e meu corpo começaram a dar alguns sinais de que precisava dar uma diminuída no ritmo. Era seleção, clube. A gente não tem férias e é muito difícil a gente ter um tempo para nossa família, nossos amigos, que são coisas muito importantes para mim. Depois vi que foi piorando, até que cheguei a ter que tratar de uma depressão. Ninguém sabia disso até agora, quando estou falando com vocês.”

Ainda segundo Douglas Souza, a decisão sobre a aposentadoria da seleção está tomada desde 2018 e foi comunicada para a comissão técnica da seleção brasileira de vôlei na última Olimpíada, em Tóquio.

“A nossa saúde mental é extremamente importante, é uma coisa que a gente tem que cuidar, tem que tratar. E infelizmente estando na seleção era muito difícil ter esse tempo.”

+ “Eu sou a própria quebra de tabu”

O jogador, no entanto, fez questão de ressaltar que seguirá jogando por clubes e que vem negociando com alguns times paulistas. “Em 2018 eu bati o martelo junto com meu empresário. Falamos juntos que era o ideal eu terminar o ciclo olímpico, ou seja, eu ia até Tóquio e depois disso eu ia me aposentar, porque precisava cuidar de mim. Pela minha saúde mental, eu decidi encerrar o meu ciclo na seleção no ano passado já para cuidar de mim, cuidar da minha saúde, ficar perto dos meus amigos, da família. Estou muito feliz com essa decisão, e vou seguir jogando no clube.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sem atuar desde dezembro de 2021, quando abandonou o Vibo Valentia, da Itália, Douglas Souza deve retornar para a temporada 2022/2023 do vôlei nacional. “Eu optei por jogar em São Paulo mesmo sabendo que os clubes de São Paulo não tinham tanto investimento, não têm tanto dinheiro para oferecer.”

Mais em Vôlei