Siga o OTD

Vôlei

Praia perde para o Fenerbahce e se complica no Mundial

Time mineiro tomou de 3 a 1 das donas da casa e agora tem de derrotar o todo poderoso Conegliano para seguir em frente na competição. O Vakifbank, de Gabi Guimarães, venceu e está na semifinal

Praia Clube Fenerbahce Mundial de Clubes vôlei feminino Arina Fedorovtseva
Fedorovtseva, de 17 anos, marcou 28 pontos para o Fenerbahce (FIVB)

O Praia Clube perdeu para o Fenerbahce por 3 a 1 na tarde desta quinta-feira (16) pela segunda rodada do Mundial de Clubes de vôlei feminino. As parciais foram de 22/25, 25/23, 25/18 e 25/21. Sendo assim, o time mineiro tem de vencer o Conegliano às 9h da manhã desta sexta (17) para conseguir classificação às semifinais. E tem de vencer cedendo no máximo um set. Ainda nesta quinta, mas pelo Grupo B, o turco Vakifbank da brasileira Gabi Guimarães bateu o cazaque Altay por 3 a 0 e se garantiu entre os quatro.

Praia e Fenerbahce estão no Grupo A, junto com o atual campeão Conegliano. As italianas bateram as turcas por 3 a 0 no primeiro jogo da chave. Sendo assim, Conegliano têm uma vitória, Fener termina com uma vitória e uma derrota e o Praia tem uma derrota. O time mineiro pega o italiano às 9h30 desta sexta-feira (17) e não pode ceder dois sets. Tem de fazer 3 a 1 para ser o segundo da chave ou 3 a 0 para ser o primeiro. O Mundial de Clubes de vôlei feminino tem dois grupos de três, com os dois melhores de cada avançando para as semifinais.

Praia Clube Fenerbahce Mundial de Clubes vôlei feminino Brayelin Martinez
Brayelin Martinez (2) foi a maior pontuadora do Praia (FIVB)

+ Resultados, agenda e classificação do campeonato mundial

A dominicana Brayelin Martinez foi a maior pontuadora do Praia com 24, sendo 23 deles no ataque e um no bloqueio. Pelo lado das anfitriãs, as russas Anna Lazareva e Arina Fedorovtseva, essa última com apenas 17 anos, anotaram 28 cada. A holandesa Anne Buijs ajudou o time brasileiro com mais 16 pontos.

Um pra cada lado

O primeiro set andou igual no começo até que o Praia Clube conseguiu uma vantagem ao marcar 10 a 6. O Fenerbahce, porém, correu atrás, colou no 12 a 11 e empatou no 14. Chegou a passar no 16 a 15, mas o Praia marcou três pontos seguidos e retomou o comando do marcador na reta final. Chegou a fazer 23 a 18 e acabou fechando nos 25 a 22. A segunda parcial começou parecida e o Praia conseguiu abrir quatro no 12 a 8. O Fener reagiu e foi buscar o 13 a 12, mas as brasileiras responderam até o 16 a 13. O empate veio no 16 e a virada no 19 a 18. A reta final foi ponto a ponto até que o Fenerbahce aproveitou o primeiro set point que teve e marcou o 25 a 23, apesar da resistência do Praia no último ponto.

Turcas no comando

Embaladas, as donas da casa foram senhoras da terceira parcial. Começaram a abrir logo no início e não pararam mais até colocar 16 a 9, maior vantagem até então no confronto. Não demorou muito até fazerem o 25 a 18 para virar o duelo. A superioridade do Fenerbahce parecia que seguiria no quarto set, elas logo abriram 4 a 1. O Praia, porém, se refez e virou no 6 a 5, retomando o comando no marcador depois de muito tempo. A seguir, Brayelin marcou duas vezes, uma batendo da entrada e outra no bloque, e o Praia Clube fez 12 a 10. Chegou a conseguir 14 a 11, mas o jogo era igual e as turcas reagiram. Além de buscar o marcador, viraram e fecharam no 25 a 21.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vakifbank e Minas

O Vakifbank, de Gabi Guimarães, também fez o primeiro jogo no Mundial de Clubes de vôlei feminino e passou com facilidade pelo Altay marcando 25/13, 25/10 e 25/17. A brasileira marcou sete pontos, todos no ataque. No primeiro confronto do Grupo B, o Minas havia feito 3 a 0 nas cazaques. Sendo assim, tanto a equipe mineira quanto a turca estão classificadas e o campeão da chave sairá do duelo entre ambas às 12h30 desta sexta-feira (17).

Mais em Vôlei