Siga o OTD

Vôlei

Minas vence o Altay na estreia do Mundial de Clubes

Com Thaisa e Ozsoy inspiradas, Minas barra reação do Altay no 2º set e abre Mundial com vitória por 3 a 0

minas 3 x 0 altay mundial de clubes de vôlei feminino
FIVB

O Minas estreou com o pé direito no Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Nesta quarta-feira (15), em Ancara, na Turquia, a equipe mineira encarou o Altay, do Cazaquistão, na abertura do Grupo B e confirmou o favoritismo, com uma grande virada no segundo set e um atropelo no terceiro, fechando o jogo em 3 a 0 (25/21, 25/22 e 25/18).

Thaisa e Neri Ozsoy foram os destaques da partida, pontuando de tudo que era jeito e comandando o Minas. Ozsoy terminou como a maior pontuadora do jogo, com 14 pontos, seguida de Thaisa com 13. Pri Daroit também foi fundamental, com 10 pontos, além de nove pontos de Carol Gattaz e Dani Cuttino.

+Tabela do Mundial de Clubes de vôlei feminino

Além de Minas e Altay, o Grupo B tem ainda o Vakifbank, time da casa e que conta com a brasileira Gabi Guimarães. A equipe turca é considerada a favorita do grupo, enquanto time cazaque, classificado pelo título asiático, corre por fora. Vale lembrar que os dois melhores de cada chave avançam à semifinal.

Agora, o Minas volta à quadra nesta sexta-feira (17) para fechar a fase de grupos e definir a vaga na semifinal do Mundial de Clubes de vôlei feminino. A equipe encara justamente o Vakifbank, às 12h30 (de Brasília), e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

Por fim, até hoje, o Brasil conta com três equipes que conquistaram o título de Mundial de Clubes de vôlei feminino. Sadia, Sorocaba e Osasco conseguiram, então, a proeza, sendo o Osasco o mais recente deles, em 2012. Apesar de não terem conquistado o título, Minas e Praia já acumulam uma boa história no evento, tanto que a dupla representou o Brasil nas últimas duas edições do torneio. No caso do Minas, os melhores resultados na competição foram os vice-campeonatos em 1992 e 2018.

O jogo

A partida começou bastante equilibrada, com o Altay apresentando um alto volume de jogo. Nas primeiras ações, os times trocavam pontos, sem conseguir abrir vantagem. Aos poucos, no entanto, a superioridade do Minas começou a surtir efeito e o time passou a construir a diferença no marcador, abrindo cinco pontos. A equipe brasileira, então, conseguiu manter essa vantagem e administrar até o fim, chegando a ter cinco set points. No segundo, fechou a parcial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No segundo set, o Altay voltou com tudo, pressionando o Minas e abrindo quatro pontos logo de cara. A partida era equilibrada, mas o time brasileiro não conseguia tirar a diferença. Chegou a ficar um ponto atrás, mas sem passar a frente. Até a metade da parcial, quando o Minas, então, buscou o empate e conseguiu a virada em 19 a 18. Depois disso, chegou a trocar pontos com o time do Cazaquistão, mas se impôs na hora certa para ter set points e abrir 2 a 0, com uma grande virada.

Já no terceiro set, a história foi diferente. O Minas voltou embalado pela virada na parcial anterior e voltou bem para a quadra, já colocando diferença de cinco pontos logo no começo. O Altay sentiu o bom momento das adversárias e não conseguia reagir. Do outro lado, o coletivo brasileiro estava dominando, com todas as jogadoras contribuindo nas jogadas. Assim, bastou ao Minas administrar a vantagem e chegar a oito match points. A equipe cazaque ainda salvou três, mas o time brasileiro decretou a vitória em sets diretos.

REVEJA: MINAS E ALTAY – MUNDIAL DE CLUBES DE VÔLEI FEMININO

Mais em Vôlei