Siga o OTD

Vôlei

Mundial de Clubes masculino será disputado em Betim

Cidade mineira recebeu a última edição do torneio em 2019. Na ocasião, o Sada Cruzeiro ficou com o vice-campeonato

Sada Cruzeiro x Lube Civitanova - Mundial de Clubes de vôlei masculino
Sada Cruzeiro e Lube Civitanova durante o Mundial de Clubes masculino de 2019 em Betim (Divulgação/FIVB)

Mais uma vez, o Campeonato Mundial de clubes de vôlei masculino será disputado em Betim, Minas Gerais. O acordo foi fechado no último fim de semana e será oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) nos próximos dias.

A próxima edição da competição estava prevista para acontecer na China, mas os organizadores asiáticos pediram a mudança, fazendo Betim herdar o evento.

A cidade mineira sediou a última edição do Mundial de clubes de vôlei masculino disputado. Em 2019, o Lube CIvitanova, que à época contava com a presença do levantador Bruninho e do ponteiro Leal, venceu o Sada Cruzeiro na final por 3 sets a 1 e se sagrou campeão do mundo.

Bruninho foi eleito para o Dream Team do campeonato e ainda levou o prêmio de jogador mais valioso da competição (MVP). Dois jogadores do Sada Cruzeiro Vôlei, Facundo Conte e Evandro Guerra, também entraram para o time dos melhores do torneio com o levantador da seleção brasileira.

Em setembro do ano passado, o Mundial foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus.

Quem participará?

O Mundial de Clubes de vôlei masculino 2021 será disputado entre 8 e 12 de dezembro por seis equipes. A FIVB ainda não confirmou todos os participantes, mas, de acordo com Flávio Pereira (dirigente esportivo do Sada Cruzeiro, anfitrião do evento internacional) em entrevista ao jornal O Tempo, Sada Cruzeiro, Funvic/Natal, UPCN (Argentina), Trentino (Itália), Zaksa Kedzyerzin-Kozle (Polônia) e Foolard Sirjan (Irã) serão os integrantes do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os poloneses são os atuais campeões europeus, tendo vencido os italianos na decisão da última Champions. Já os iranianos venceram o recém-encerrado Campeonato Asiático, enquanto o Sul-Americano foi cancelado por problemas logísticos e financeiros.

O regulamento será a divisão dos seis em dois grupos, com os dois melhores de cada um passando para as semifinais. Ele também será oficializado pela FIVB em breve, assim como a divisão das chaves e a tabela.

Fernando Cachopa Sada Cruzeiro Mundial de clubes de vôlei masculino clubes - Fernando Cachopa - seleção brasileira de vôlei masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Fernando Cachopa durante o Mundial de clubes de vôlei masculino em 2019 ( Divulgação/FIVB)

Mais em Vôlei