Siga o OTD

Vôlei

Definidas as sedes dos mundiais de base do ano que vem

Federação Internacional anunciou os países que vão receber os campeonatos Sub-18 e Sub-20 femininos, e Sub-19 e Sub-21 masculinos

Mundial Sub-20 FIVB
Federação Internacional define sedes dos próximos mundiais (Divulgação FIVB)

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) confirmou os países dos campeonatos mundiais de 2021 nas categorias de base. Nesta terça-feira (13), a entidade oficializou duas sedes únicas e duas compartilhadas nos torneios que movimentam o calendário do próximo ano. 

O Campeonato Mundial Sub-18 feminino acontecerá no México, ainda sem data oficializada. Na última edição, realizada em 2019 no Egito, a seleção brasileira terminou com a medalha de bronze. Já o Mundial Sub-19 masculino está confirmado para o Irã. Na história da competição, o Brasil é o maior campeão da categoria, entretanto, o país não vai ao pódio desde 2005, quando ficou com a prata. 

+ Avancini exalta trajetória e comemora: ‘Valeu a pena’

Sedes compartilhadas

O Mundial Sub-20 feminino de vôlei de 2021 é uma das competições que terá sede compartilhada. A FIVB confirmou que Holanda e Bélgica receberão a competição no próximo ano. A seleção brasileira é a equipe que mais vezes foi ao pódio na categoria, com 13 medalhas. Porém, o Brasil não fica entre os três melhores do planeta desde 2015, quando foi prata. 

Seleção Brasileira no último mundial Sub-21 masculino (Getty Image/FIVB)

Itália e Bulgária serão as sedes do Mundial Sub-21 masculino de vôlei, que também não tem datas oficializadas pela FIVB. Na categoria, o Brasil tem um histórico muito bom. Na história, o país tem a segunda maior quantidade de pódio da história e desde 1987 sempre chega nas semifinais. 

“Estou muito feliz em ver essas nações anfitriãs fortes comprometidas em fornecer mais oportunidades para jovens atletas participarem de competições internacionais. Cada um desses eventos é uma etapa importante no desenvolvimento da carreira de um atleta. À medida que aumentam sua experiência em competições, não tenho dúvidas de que, no futuro, veremos muitos deles representando orgulhosamente sua nação em algumas das maiores competições de vôlei do planeta”, comentou Ary Graça, presidente da FIVB. 

Etapa de Cancun é cancelada 

A FIVB confirmou o cancelamento da etapa quatro estrelas do circuito internacional de vôlei de praia. A competição, que estava programada para acontecer em março e foi adiada por conta da Covid-19, poderia acontecer em 2020 mas, após conversa com os organizadores locais, foi cancelada oficialmente pela federação internacional. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, a FIVB já lançou o processo de inscrição para o calendário 2021, que incluirá o Campeonato Mundial de Sub-21 de vôlei de praia, e tem como objetivo apresentar tantos eventos de 1 a 5 estrelas em todo o mundo quanto possível. Os termos e condições revisados ​​para hospedar eventos do FIVB World Tour também foram comunicados a todas as partes interessadas e publicados no site da FIVB. As inscrições dos organizadores interessados ​​ainda podem ser enviadas para a FIVB.

Mais em Vôlei